Assembleia Geral: Negociação com TJSE e reajuste da Unimed serão debatidos dia 04

Assembleia Geral camp2019 750x510A Diretoria do Sindijus convida as servidoras e servidores efetivos e aposentados a se reunirem em Assembleia Geral na Sede Cultural na terça, 4 de fevereiro, às 16h, para definirem os posicionamentos da categoria a respeito das negociações com a Presidência do TJSE e em relação ao reajuste do plano de saúde da Unimed.

As reivindicações que serão foco da reunião com a Presidência e que, portanto, serão debatidas na assembleia, dizem respeito aos reajustes obrigatórios, a exemplo da reposição inflacionária integral do vencimento base e dos auxílios e do adicional de treinamento. A reunião com a Presidência está marcada para o dia 12 de fevereiro.

Além do posicionamento da categoria para a reunião com a Presidência do TJSE, a assembleia também irá debater as negociações do reajuste anual do contrato da Unimed referente ao ano de 2019. As discussões sobre o tema estão sendo auxiliadas pela Audithec, empresa de auditoria contratada pelo Sindijus para fazer estudo da carteira de vidas e prestar auxílio técnico à Comissão de Saúde.

Inicialmente a Unimed propôs um aumento de 34%. O reajuste foi rejeitado pelo sindicato. A partir dos estudos da Adithec, foi constatado que a carteira do plano dos servidores está com uma sinistralidade de 98%. Isso significa que a cada R$ 100,00 pagos pelos servidores, R$ 98,00 são gastos com despesas médicas, e o restante (R$ 2,00) é a parte destinada à Unimed. Com base no estudo, foi possível elaborar propostas de redução no percentual de reajuste.

Após essas questões terem sido debatidas em reuniões e na assembleia geral da categoria do dia 29 de novembro do ano passado, a Unimed apresentou duas novas propostas para avaliação:

A primeira proposta consiste em um reajuste linear de 15% sobre as mensalidades e de 12% sobre os valores das coparticipações.

A segunda, apresentada no mês de dezembro, incluiu a cobrança de coparticipação em exames, terapias simples (fisioterapia, psicoterapia, dentre outros) e procedimentos ambulatoriais (todos os procedimentos que não envolvem internação).

Propondo:

• reajuste de 9% sobre as mensalidades;

• reajuste de 12% sobre os valores das coparticipações das consultas;

• aplicação de coparticipação de 30% sobre o valor de tabela da Unimed nos exames, terapias simples e procedimentos ambulatoriais com limite de R$ 15,00. Exemplo: um hemograma (exame de sangue), pela tabela da Unimed, custa em média R$ 12,00. A coparticipação de 30% seria de R$ 3,60. No caso de uma sessão de fisioterapia, que custa em média R$ 60,00, a coparte seria de R$ 15,00, em razão do limite máximo.

Além disso, também deve ser discutido na assembleia encaminhamento para o impasse da negociação em relação à possibilidade de cobrança retroativa. O Sindijus defende que os valores aprovados para reajuste não seja aplicados nos meses retroativos, tendo em vista que o atraso nas negociações não foi provocado pelo Sindijus.

Diante desse cenário, serão definidos em assembleia os posicionamentos da negociação completa com a Unimed.

Confira aqui o edital de convocação.