Imprimir

Chapa MSPL - Movimento Sindicato é Pra Lutar é reeleita para direção do Sindijus

.

MSPL - Movimento Sindicato Pra Lutar P

 

A Comissão Eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Sergipe (Sindijus) concluiu a apuração dos votos das eleições para a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do sindicato, na noite da última sexta, 21. A chapa “Movimento Sindicato é Pra Lutar (MSPL),” única chapa inscrita, foi declarada reeleita com 829 votos, correspondente a 98,5% dos votos válidos.

O processo eleitoral para os mandatos da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do Sindijus teve início em Assembleia Geral há três meses, desde novembro do ano passado, quando foi eleita a Comissão Eleitoral composta pelos servidores do TJSE: Clarissa Tenório, Jairo Almeida, Jussara dos Santos, Saullo Guedes e Darlan Menezes.

Nesse período, apenas a chapa da situação se inscreveu, a chapa Movimento Sindicato é Pra Lutar (MSPL). Na quarta-feira, dia 18 de fevereiro, sindicalizados dos fóruns e das unidades administrativas do TJSE, em todo estado, além de aposentados, compareceram às urnas para reafirmar o apoio à direção da entidade.

Para cobrir todas as comarcas do TJSE, com 47 unidades no estado, foram disponibilizadas 48 urnas, sendo 9 na capital e 39 no interior. A única comarca que não teve urna foi Porto da Folha, por ter sido feriado municipal no dia da eleição. O processo amplamente transparente também só foi possível graças ao trabalho de 107 mesários, entre trabalhadores voluntários da categoria e contratados externos.

Depois de coordenar a tarefa de dimensão estadual e de dois dias de contagem rigorosa dos votos, a Comissão Eleitoral cumpriu o seu papel com êxito. “O nosso trabalho teve início ainda em 2019, quando os membros foram escolhidos em Assembleia da categoria e, a partir de então, começamos a cumprir o calendário e demais procedimentos previstos no regimento eleitoral, sempre visando garantir a participação democrática de inscrição de chapas e o direito a voto dos filiados. Expressamos um agradecimento especial aos funcionários do Sindijus, que deram um apoio imprescindível à realização dos trabalhos, assim como aos companheiros filiados que atuaram como mesários voluntários. O reconhecimento também à atuação dos mesários contratados e de todos aqueles que colaboraram, direta ou indiretamente, para que o pleito fosse realizado de modo êxitoso," registra a integrante da Comissão Eleitoral, Clarissa Tenório.

No dia da eleição, a Presidência do TJSE liberou a frequência de todos os servidores envolvidos no processo eleitoral, que atuaram na Comissão Eleitoral, como candidatos na chapa e mesários.

 

MSPL

Do total de 841 votos válidos, a chapa do Movimento Sindicato é Pra Lutar (MSPL) obteve 829 votos, contra apenas 12 votos brancos. A chapa vencedora teve a legitimidade atestada por 98,5% dos servidores do TJSE que se manifestaram nas urnas.

Um dos coordenadores gerais da chapa eleita, o técnico judiciário Jones Ribeiro, agradeceu o apoio da categoria confiado ao grupo reeleito. "Os 829 votos que nos foram confiados revelam que o MSPL sai das urnas com ampla legitimidade para representar os trabalhadores do TJSE e que o método combativo do movimento conta com o apoio da categoria, principalmente por sua eficácia comprovada na garantia e ampliação de direitos no tribunal. Nós do MSPL agradecemos mais uma vez a confiança e aceitamos o desafio de no próximo triênio continuarmos a frente do Sindijus, sempre na luta por respeito, melhores salários e condições de trabalho," compromete-se Jones.

O MSPL é uma corrente sindical, formada por sindicalizados do Sindijus/SE, que atua na organização do sindicalismo no TJSE desde 2005. Depois de atuar cinco anos como oposição sindical, a partir de 2011 o grupo assumiu a direção do sindicato.

Em todo esse tempo, marcado por uma atuação combativa e ao mesmo tempo consequente, o movimento ampliou as instâncias de debates do sindicato (Plenárias, Assembleia, Congresso etc); fortaleceu os laços de classe com participação ativa nas entidades sindicais de grau superior, como a federação e a central sindical; e organizou as campanhas salariais que transformaram a realidade dos servidores do TJSE e se tornaram marcas da inovação na luta por justiça dentro e fora do Judiciário.

Com essa experiência acumulada, o MSPL é reeleito para conduzir o quarto mandato na direção do Sindijus. A cada mandato, o grupo tem renovado os seus quadros dirigentes, 45% da nova direção é formado por novos integrantes. Também é cuidadosamente observada a representação de gênero, a nova diretoria terá maioria feminina, com cinco diretoras, refletindo assim a realidade da categoria.

 

Posse

A posse da nova direção acontece no dia 6 de março, às 20 horas, na próxima Sexta Cultural do Sindijus, na Sede Cultural do sindicato - Rua Araua, 168, Centro, Aracaju.

 

Chapa eleita

Diretoria Executiva

Coordenação Geral: JONES MANOEL RIBEIRO DA SILVA, técnico judiciário, lotado nos Fóruns Integrados II.

Coordenação Geral: SARA CAVALCANTE DO Ó, técnica judiciária, lotada no Fórum Gumersindo Bessa.

Coordenação de Administração e Finanças: ALEXANDRE MAGNO NUNES ROLLEMBERG, técnico judiciário, lotado no Fórum Gumersindo Bessa.

Coordenação de Formação Sindical: MILA PUGLIESI CARDOZO, técnica judiciária, lotada nos Fóruns Integrados III.

Coordenação de Mulheres, LGBTI e Políticas Sociais: SONALE SANTANA FREITAS ALCÂNTARA RAMOS, analista judiciária, lotada no Fórum Gumersindo Bessa.

Coordenação de Aposentados e Pensionistas: CÉLIA REGINA MILANEZ SOUZA, analista judiciária, lotada no Fórum do Juizado da Criança e Adolescente.

Coordenação de Assuntos Jurídicos: ANTÔNIO FERNANDES DA SILVA, técnico judiciário, lotado no Fórum Gumersindo Bessa.

Coordenação de Cultura e Lazer: ANALICE SOARES DA SILVA PINTO, analista judiciária, lotada no Fórum Olímpio Mendonça.

Coordenação de Saúde dos Trabalhadores e Relações de Trabalho: RAUL LAURENCE SANTOS CAMPOS, técnico judiciário, lotado no fórum de Estância.

 

Conselho Fiscal

Conselheiro: BRAZ ATHANAZIO DOS SANTOS JUNIOR, técnico judiciário, lotado no fórum da sede de São Cristóvão.

Conselheiro: LUCAS SANTANA GUIMARAES, técnico judiciário, lotado no fórum de Carmópolis.

Conselheiro: MIGUEL BRUNO SOARES SILVA, técnico judiciário, lotado no Palácio da Justiça.

 

Suplência

1º Suplente: PLÍNIO PUGLIESI CARDOZO, técnico judiciário, lotado no Fórum Gumersindo Bessa.

2º Suplente: EDNALDO MARTINS SILVA OLIVEIRA, técnico judiciário, lotado no fórum de Divina Pastora.

3º Suplente: ALMIRA MACHADO ANDRADE, analista judiciária, lotada no Fórum do Juizado da Criança e Adolescente.

 

Resultado por urnas 

Urna Local Chapa 1 MSPL Branco Total Válidos
1 Arquivo do Judiciário e Memorial 12 5 17
2 Fórum Gumersindo Bessa 186 1 187
3 Fórum Olímpio Mendonça  23   23
4 Fóruns Integrados II 36   36
5 Fóruns Integrados III  40   40
6 Fóruns Integrados IV  17   17
7 Fórum do Juizado da Infância e da Adolescência  25   25
8 Palácio da Justiça e Anexos I e II  120 4 124
9 Sindijus 38   38
10 Aquidabã 8   8
11 Arauá 3   3
12 Barra dos Coqueiros 5   5
13 Boquim 4   4
14 Campo do Brito 11   11
15 Canindé do São Francisco 5   5
16 Capela 4   4
17 Carira 6   6
18 Carmópolis 9   9
19 Cedro do São João 8 1 9
20 Cristinápolis 7   7
21 Estância 26   26
22 Frei Paulo 6   6
23 Gararu 7 1 8
24 Indiaroba 3   3
25 Itabaiana 18   18
26 Itabaianinha 3   3
27 Itaporanga D’Ajuda 10   10
28 Japaratuba 5   5
29 Lagarto 28   28
30 Laranjeiras 9   9
31 Malhador 2   2
32 Maruim 4   4
33 Nossa Sra. da Glória 9   9
34 Nossa Sra. das Dores 8   8
35 Nossa Senhora do Socorro 16   16
36 Nossa Sra. Socorro - Marcos Freire II e Parque dos Faróis 9   9
37 Neópolis 14   14
38 Pacatuba 4   4
39 Poço Redondo 3   3
40 Poço Verde 4   4
41 Propriá 17   17
42 Riachão do Dantas 2   2
43 Riachuelo 9   9
44 Ribeirópolis 0   0
45 São Cristóvão 24   24
46 Simão Dias 10   10
47 Tobias Barreto 8   8
48 Umbaúba 4   4
  TOTAL 829 12 841