Chapa MSPL, Movimento Sindicato é Pra Lutar, é reeleita para dirigir o Sindijus

Após o resultado publicado, a nova diretoria tem 30 dias para tomar posse

Chapa MSPL TJSE p

A Comissão Eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Sergipe (Sindijus) finalizou, na noite dessa quinta-feira (16), a totalização dos votos apurados nas eleições para a Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Suplência do sindicato. A única chapa concorrente inscrita – do ‘Movimento Sindicato é Pra Lutar’ (MSPL), foi declarada reeleita com 719 votos contra apenas 5 votos brancos ou nulos.

O processo eleitoral para os mandatos da nova diretoria do sindicato teve início há três meses, durante a Assembleia Geral de 19 de novembro do ano passado, quando foi eleita a Comissão Eleitoral composta pelos seguintes servidores do TJSE: André Luiz Roberto, Clarissa Tenório, Jocivaldo Barreto Alves, Jussara dos Santos e Saullo Guedes Resende. A eleição ocorreu na última terça-feira (14).

Para cobrir todas as comarcas do TJSE, foram disponibilizadas 49 urnas, sendo 9 na capital e 40 no interior. O processo amplamente transparente também só foi possível graças aotrabalho de 118 mesários, entre sindicalizados da categoria e estudantes e trabalhadores externos contratados. Depois de coordenar a tarefa de dimensão estadual e de três dias de contagem rigorosa dos votos, a Comissão Eleitoral cumpriu o seu papel com êxito.

Para Saullo Guedes, técnico judiciário e membro da comissão desta eleição, foi notada uma diferença nos locais de trabalho neste pleito. “O comparecimento dos servidores sindicalizados às unas foi bom, diante da ampliação do teletrabalho ou home-office após a pandemia. Esse dado foi verificado pelos mesários durante a votação. Os servidores que participaram contribuíram com a manutenção da democracia no sindicato, pois legitima a representação da categoria pelos dirigentes que exercerão o próximo mandato”, avaliou.

Além dos 719 votos (99,3%) dados a chapa do Movimento Sindicato é Pra Lutar (MSPL), houve 03 votos nulos e 02 brancos (0,7%).

MSPL2023 750x510MSPL

O MSPL é uma corrente sindical formada por sindicalizados do Sindijus/SE, que atua na organização do sindicalismo no TJSE desde 2005. O grupo atuou durante cinco anos como oposição sindical (2005-2010). E, depois, assumiu a direção do sindicato por quatro mandatos (2011-2022). A partir de agora, o grupo assumirá o quinto mandato consecutivo.

Em todo esse tempo, marcado por uma atuação combativa e democrática, o movimento ampliou as instâncias de debates do sindicato (Plenárias, Assembleia, Congresso etc); fortaleceu os laços de classe com participação ativa nas entidades sindicais de grau superior, como a federação e a central sindical; e organizou as campanhas salariais que transformaram a vida dos servidores do TJSE e se tornaram ‘cases de sucesso’ de criatividade na luta por justiça, dentro e fora do Judiciário.

Com essa experiência acumulada, o MSPL é reeleito para conduzir o quinto mandato na direção do Sindijus. A cada mandato, o grupo tem renovado os quadros dirigentes, dos 9 diretores eleitos, 4 não estavam na gestão que ora se encerra. Na escalação do time dirigente, também foi observada a representação de gênero, a nova diretoria terá 4 diretoras e 1 delas na coordenação geral, refletindo assim a paridade de gênero existente na realidade da categoria.

A atual diretora do Sindijus, Sara do Ó, que encerra o mandato como coordenadora geral, agradeceu o apoio da categoria confiado ao grupo que vem organizando as lutas da categoria nos últimos anos, novamente reeleito. “Uma eleição de chapa única não é, necessariamente, mais fácil. Porque é um momento de medir a legitimidade do projeto político sindical do nosso grupo. Esse resultado eleitoral mostra que denunciar as distorções e injustiças do TJ dialoga com a categoria e que o caminho é aprofundar esse debate para continuar melhorando a vida dos 3 mil servidores ativos e aposentados do órgão e, consequentemente, das suas famílias”, disse.

Conheça a chapa eleita

DIRETORIA EXECUTIVA

Coordenação Geral

• ANALICE SOARES DA SILVA PINTO, analista judiciária de serviço social, lotada no Fórum Gumersindo Bessa em Aracaju
  • JONES MANOEL RIBEIRO DA SILVA, técnico judiciário, lotado na Comarca de Aracaju, atualmente à disposição do Sindijus/SE.

Coordenação de Administração e Finanças

• MARCELO FERREIRA, técnico judiciário aposentado.

Coordenação de Aposentados e Pensionistas

• SARA CAVALCANTE DO O, técnica judiciária, lotada na Comarca de Aracaju, atualmente à disposição do Sindijus/SE.

Coordenação de Assuntos Jurídicos

• PLÍNIO PUGLIESI CARDOZO, técnico judiciário, lotado no Fórum Gumersindo Bessa em Aracaju.

Coordenação de Cultura e Lazer

• FERNANDA FERREIRA MENEZES, técnica judiciária, lotada no Fórum Gumersindo Bessa em Aracaju.

Coordenação de Formação Sindical

• RAUL LAURENCE SANTOS CAMPOS, técnico judiciário, lotado na Comarca de Estância.

Coordenação de Mulheres, LGBTI e Políticas Sociais

• SONALE SANTANA FREITAS ALCÂNTARA RAMOS, analista judiciária de serviço social, lotada no Fórum Gumersindo Bessa em Aracaju.

Coordenação de Saúde dos Trabalhadores e Relações de Trabalho

• MILTON RODRIGUES CRUZ JÚNIOR, técnico judiciário, lotado no Fórum Gumersindo Bessa em Aracaju.

CONSELHO FISCAL

• ANTÔNIO FERNANDES DA SILVA, técnico judiciário, lotado no Fórum Gumersindo Bessa em Aracaju.
  • LUCAS SANTANA GUIMARÃES, técnico judiciário, lotado na Comarca de Carmópolis.
  • LARISSA MENDES CARMONA PEREIRA, técnica judiciária, atualmente lotada nos Fóruns Integrados III em Aracaju.

SUPLÊNCIA

• EDNALDO MARTINS SILVA OLIVEIRA, técnico judiciário, lotado no Distrito de Divina Pastora.
  • CÉLIA REGINA MILANEZ SOUZA, analista judiciária de psicologia, lotada no Fórum do Juizado da Infância e Adolescente em Aracaju.
  • GLLENS LIMA DA SILVA, técnico judiciário, lotado no Distrito de Muribeca.

Resultado por Urnas

Urna Local Chapa 1 - MSPL Nulo Branco