logo mobile

Imprimir

Comissão Estadual da Verdade promoverá sessão especial e registrará novos depoimentos de vítimas da repressão política

.

162201313120662248Serão colhidos os depoimentos do médico e ex-senador da República José Alves do Nascimento e do geólogo Artemízio Cardoso de Resende. Em sessão especial, serão ouvidos também familiares de vítimas da repressão política na década de 1950

Com o intuito de registrar os depoimentos de vítimas de violações dos direitos humanos, em Sergipe, no período de 1946 a 1988, a Comissão Estadual da Verdade (CEV) “Paulo Barbosa de Araújo” retoma, na próxima terça-feira, dia 24, no auditório do Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, em Aracaju, mais uma rodada de sessões públicas. A sessão será iniciada às 8h30, com o depoimento do médico e ex-senador da República José Alves do Nascimento, e contará também com o depoimento do geólogo Artemízio Cardoso de Resende.

Os depoentes da próxima sessão pública da CEV “Paulo Barbosa de Araújo” figuram como alvos da chamada Operação Gaiola, ocorrida no início de novembro de 1970, da qual se teve conhecimento apenas recentemente, em face dos documentos coletados pela própria Comissão.

A Comissão Estadual da Verdade realiza ainda, na próxima quarta-feira, dia 25, também às 8h30, uma sessão pública especial, uma roda de conversa na qual serão relatados testemunhos de familiares e amigos de vítimas da dura repressão política ocorrida a partir da década de 50 do século passado. Estão confirmadas as presenças de Antônio Bittencourt, Pedro Hilário, Major Teles, José Rosa de Oliveira Neto, Edgar Ribeiro, Manoel e Ofenísia Freire.

 

Publicação do Relatório Final da CEV

De modo a garantir a editoração e publicação do Relatório Final da Comissão Estadual da Verdade “Paulo Barbosa Araújo”, será firmado, na próxima segunda-feira, dia 23, um Termo de Cooperação entre a Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) e a CEV.

Esta cooperação permitirá também a editoração e publicação de uma coletânea de artigos científicos intitulada “Repressão Política em Sergipe de 1946 a 1988”, organizada pela Comissão Estadual da Verdade “Paulo Barbosa de Araújo”, em parceria com o Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil Memórias Reveladas – do Arquivo Nacional.

O ato de assinatura do Termo de Cooperação contará com a presença do presidente da Comissão Estadual da Verdade “Paulo Barbosa de Araújo” e secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, e do diretor-presidente da Segrase, Ricardo José Roriz Silva Cruz.

 

Comissão Estadual da Verdade

Instituída por meio do Decreto Nº 30.030, de 26/06/2015, a Comissão Estadual da Verdade homenageia o militante e pesquisador das ações da Ditadura Militar no Estado de Sergipe, Paulo Barbosa de Araújo. Preso pelo regime ditatorial militar brasileiro, Paulo Barbosa era formado em Ciências Econômicas, foi professor de Economia, editor da Gazeta de Sergipe e articulista.