Concurso público para servidores foi ‘detonado’, diz o presidente do TJSE

Agilidade da nova gestão é importante para preencher os 152 cargos vagos, reduzir a sobrecarga e melhorar a prestação dos serviços judiciais

concurso tj 750x510

O próximo concurso de servidores e servidoras do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) está próximo de ocorrer. A informação é de Ricardo Múcio, novo presidente do órgão, que usou uma expressão potente para descrever o fato, na última sessão do Pleno (08). “Agora sim podemos dizer que foi ‘detonado’ inicialmente o concurso público, a partir de hoje. Será assim [realizado], seguramente, neste ano, até o segundo semestre. Eu falo detonado porque era uma coisa que estava tão represada que vai detonar, explodir para andar mesmo, para sair”!

A manifestação do desembargador presidente do TJSE se refere à tranformação de cargos de analistas, ocorrida na mesma sessão plenária da corte de justiça estadual. Os desembargadores extinguiram quatro cargos de analistas, sendo três de Direito e um sem especialidade. Estes deram lugar a três analistas de estatística e a um de arquivologia. Com a definição dos cargos, o termo de referência a ser apresentado às empresas interessadas em organizar o concurso pode ser concluído e, assim, ser finalizado o processo licitatório para lançamento do edital.

Outra manifestação importante, na mesma ocasião, foi da desembargadora Ana Bernadete, presidente da comissão organizadora do concurso para contratação de técnicos e analistas judiciários, que informou os próximos passos na organização do certame. “O encaminhamento do concurso dependia, necessariamente, dessa definição pelo Pleno, razão pela qual, a partir de agora, a gente poder concluir o termo de referência, com a definição dos cargos, e fazer a escolha da empresa e, enfim, deflagrar definitivamente o concurso”, explicou.

O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Sergipe (Sindijus), Jones Ribeiro, defendeu a realização do concurso público, em sustentação oral na mesma sessão plenária do TJ. “Hoje, o tribunal tem 152 cargos vagos. São 140 cargos de técnico judiciário, sendo 134 da área judiciária e 6 de programação de sistemas, além de 12 cargos de analistas judiciários de diversas especialidades”.

O representante sindical também explicou aos desembargadores que essa vacância expressiva tem causado problemas graves na prestação de serviços à população e sobrecarregado os servidores. Como exemplo, ele citou o fórum de Itabaianinha, onde a direção do Sindijus se deparou, no ano passado, com o desmonte no quadro de pessoal que tem sacrificado muitas unidades do Tribunal de Justiça, nos últimos cinco anos.

“Na comarca de Itabaianinha, havia apenas uma servidora, a diretora de secretaria. Ela estava responsável, sozinha, por mais de 4 mil processos, algo completamente descabido. É urgente realizar esse concurso público. A gente sabe que o Tribunal andou nesse sentido e espera que ande ainda mais rápido, porque os trabalhadores estão sofrendo, a população está ficando em parte desassistida e os dados do Tribunal começam a ser afetados por esse déficit de pessoal”, alertou.

Confira os cargos vagos no TJSE:

tabelas analista 10mar

tabelas tecnico 10mar