Imprimir

Confira: Heróis do TJSE ganham homenagem em game

.

Novo momento da pandemia reafirma a importância do heroísmo de quem faz o Judiciário sergipano e o serviço público em todas as esferas

Capa Jornal 751x510
A campanha salarial 'Você não faz justiça sozinho' marcou a trajetória dos servidores do Tribunal de Justiça de Sergipe. Executada entre o final de 2020 e todo ano de 2021, pelo Sindijus, ela foi a maior campanha em duração de toda a história da categoria. Agora, os heróis são homenageados em grande estilo, em um game disponível para computadores e celulares. Você encontra o JOGO AQUI

Ao empregar a cultura pop e a estética do universo das histórias em quadrinhos, a campanha deu visibilidade aos ‘heróis’ despercebidos. De maneira irreverente, mostrou nas ruas a importância dos servidores efetivos do tribunal: pessoas comuns, sem capa e armadura, prontas para combater as injustiças presentes na sociedade e para atuar na garantia dos direitos.

Apesar de a campanha dos heróis do Judiciário ter se despedido, os servidores do TJSE continuam garantindo o funcionamento das unidades do Judiciário sergipano, já que a pandemia do novo coronavírus, infelizmente, ainda não acabou. “Por essa razão, os heróis do Judiciário precisam ser eternizados. E uma forma lúdica para fazer isso é com um game, o primeiro da história do sindicato”, explicou Jones Ribeiro, coordenador geral do sindicato.


Histórico da campanha salarial

Os heróis do TJSE foram vistos em público, pela primeira vez, em 2020, no primeiro ano da pandemia de Covid-19. Naquele momento e de maneira contraditória, os servidores públicos, que socorreram a população durante o período pandêmico, foram tratados como inimigos, pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Como resultado dessa visão deturpada do mundo, os trabalhadores públicos receberam uma "granada no bolso", colocada pelas mãos do ministro Paulo Guedes: congelamento salarial e retirada de direitos, através da Lei Complementar n° 173/2020.

Esse congelamento salarial testou os limites das campanhas salarias do Sindijus, fazendo com que os heróis do Judiciários ocupassem as ruas e as redes entre novembro de 2020 e outubro de 2021. Resultado negociado com o presidente do TJSE, Edson Ulisses, mas apenas parcialmente: revisão de 3% no vencimento básico, descongelamento de letras e triênios e promessa de continuidade das negociações (essa última parte não foi cumprida).


Sobre o jogo

A aventura dos heróis, no game, é apresentada na plataforma 2D. Para jogar, o usuário deve optar entre duas personagens, um herói ou uma heroína que representam os servidores do Tribunal de Justiça, ambos protagonistas da campanha salarial. E a dinâmica se desenrola em torno dos obstáculos representados pela inflação, na educação, na gasolina e no mercado, que devem ser superados.

Para a coordenadora da entidade, Sara do Ó, é essencial lembrar que foram e são os servidores públicos do TJ que permaneceram trabalhando – muitas vezes em condições desafiadoras e colocando as próprias vidas em risco – para que os serviços jurisdicionais continuem funcionando. “A nossa categoria continua garantindo que os fóruns sejam abertos, promovendo o atendimento à população”, observou.

Divirtam-se!




Novo momento da pandemia reafirma a importância do heroísmo de quem faz o Judiciário sergipano e o serviço público em todas as esferas