Direção do Sindijus convoca servidores do TJ para Assembleia Geral nesta quinta-feira, 24

A pauta é debater a rejeição da revisão salarial de 6% dos servidores pelo Pleno do Tribunal
Assembleia Geral 13dez 750x510 - Copia
A Diretoria do Sindijus convoca os servidores do Tribunal de Justiça de Sergipe a participarem de Assembleia Geral extraordinária, nesta quinta-feira (24), às 10 horas, através de plataforma virtual. O objetivo é avaliar a grave ameaça à revisão do vencimento básico dos servidores efetivos do órgão perpetrada pelos desembargadores do Pleno do TJSE, durante sessão realizada na manhã desta quarta-feira, 23.

Os desembargadores do Tribunal de Justiça rejeitaram a proposta de revisão salarial de 6% para os cargos efetivos e de 3% para os comissionados, apresentada pelo presidente Edson Ulisses. A proposta foi defendida parcialmente pelo Sindijus, representado pelo coordenador geral Jones Ribeiro, em cumprimento à deliberação na Assembleia Geral da categoria, que discutiu a questão no último dia 15.

A justificativa da rejeição da valorização dos servidores efetivos, liderada pelo desembargador Cezário Siqueira Neto - e que contou com concordância dos outros membros da corte estadual, exceto Edson Ulisses - foi a defesa dos cargos comissionados. Na visão da maioria do colegiado, os CCs não podem receber percentual de revisão inferior ao dos cargos efetivos.

Segundo Jones Ribeiro, "o posicionamento da maioria do Pleno é contraditório e incompreensível. A reposição salarial diferenciada é prática comum no órgão. Os desembargadores Roberto Porto, José Alves, Osório Ramos, Cláudio Deda, e o próprio Cezário Siqueira, fizeram o mesmo quando foram presidentes do TJ; e negociaram com o Sindijus. Indo além, Luiz Mendonça congelou os comissionados por dois anos".

Outro ponto fraco da rejeição da valorização dos servidores efetivos é que o macrodesafio de Gestão de Pessoas, do Planejamento Estratégico do TJSE, obriga o órgão a reduzir a distorção salarial entre cargos efetivos e comissionados.

Uma prova dessa desigualdade salarial ficou clara no final de 2021, quando alguns comissionados receberam contracheques de até R$ 85 mil no mês de dezembro, enquanto os cargos efetivos acumulam redução salarial de 12,61%.

ASSEMBLEIA GERAL DOS SERVIDORES DO TJSE
Data: 24/03/2022 (quinta-feira)
Horário: 10 horas
Link da plataforma Zoom. Clique aqui.

:: Confira o Edital de Convocação