Imprimir

Diretoria do Sindijus convoca servidores do TJ para Assembleia Geral dia 28/04

.

Objetivo é discutir coletivamente a reestruturação física da entidade sindical

Assembleia 28abr 1

 

A Diretoria Executiva do Sindijus convoca as servidoras e os servidores sindicalizados do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) a participarem de reunião da Assembleia Geral, no dia 28/04, quinta-feira, às 17 horas, através da plataforma Zoom. No encontro, a categoria deliberará sobre a aquisição de um novo imóvel, para funcionamento da Sede Administrativa do sindicato.

 

Histórico da Nova Sede

A reestruturação física é um desejo antigo da categoria, que vem sendo debatido há muitos anos nas instâncias do Sindijus, visando a unificação das atuais sedes em apenas uma, mais ampla e eficiente. Atualmente o sindicato possui três imóveis: a Sede Administrativa, localizada na Rua Maruim, 510; a Sede Cultural, localizada na Rua Arauá, 168, ambos no Centro de Aracaju; além do imóvel rural localizado na Barra dos Coqueiros, adquirido para ser uma Sede Social, mas que, por decisão da categoria, encontra-se a venda há vários anos.

Já foi consolidado o entendimento, em diversas instâncias do sindicato, que nenhum desses imóveis atende às necessidades para o funcionamento adequado do sindicato, uma vez que os departamentos existentes estão dispersos - entre as Sedes Administrativas e Cultural - gerando transtornos permanentes na execução das tarefas cotidianas. Por exemplo: o atendimento aos filiados é realizado na Sede Administrativa, mas o auditório e o depósito ficam na Sede Cultural.

Foi com base nesse diagnóstico que, no 1º Congresso dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe, realizado em 2012, foi aprovada uma resolução decidindo pela venda da Sede Social, na Barra dos Coqueiros, a fim de viabilizar a construção de uma nova Sede Administrativa “ampla, funcional e moderna para os filiados”.

Diante da frustração na venda da Sede Social, por desinteresse do mercado imobiliário, no 3º Congresso, realizado em 2018, foi aprovada uma nova resolução autorizando a venda, também, das Sedes Administrativa e Cultural, com o mesmo objetivo: usar os recursos angariados com a alienação desses imóveis para viabilizar uma nova Sede Administrativa ampla, funcional e moderna.

É preciso destacar que as duas autorizações de venda dos imóveis foram referendadas pela Assembleia Geral da categoria, como determina o art. 66 do Estatuto do Sindijus. Além disso, essas resoluções aprovadas ao longo da última década foram ratificadas, recentemente, no 4º Congresso realizado neste ano, em 2022.

Contudo, apesar das vendas autorizadas, nenhum dos três imóveis despertou o interesse de compradores, até o momento. Isso fez com que a Diretoria Executiva do Sindijus procurasse uma alternativa para cumprir as decisões dos Congressos e da Assembleia dos servidores do TJSE.

 

Pandemia

Com a eclosão da pandemia do novo coronavírus, o Sindijus teve algumas economias, causadas pelo funcionamento parcial da Sede Administrativa e, principalmente, pela não realização de algumas atividades esportivas e culturais, a exemplo das ressacas juninas, sextas culturais e encontros de aposentados.

Esses recursos economizados acumularam os valores necessários para o cumprimento das resoluções aprovadas coletivamente pela categoria, no sentido de adquirir um novo imóvel, capaz de, enfim, proporcionar uma nova sede à altura das necessidades e das lutas atuais da entidade.

 

Imóvel objeto da aquisição

Afim de cumprir esse importante projeto, há anos pendente, a Diretoria do Sindijus apresenta à Assembleia da categoria a proposta de comprar um novo imóvel, localizado na Av. Ivo do Prado (Rua da Frente), n° 282, no Centro de Aracaju.

Com 640 m², o imóvel possibilita reunir no mesmo local todos os departamentos do sindicato, amplo estacionamento e, inclusive, realizar futuras ampliações, a exemplo da construção de auditório. Às margens do Rio Sergipe e ao lado do Museu da Gente Sergipana, o imóvel está localizado em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, por aonde passa um grande fluxo de sindicalizados e da população, o que, certamente, fortalecerá ainda mais a imagem da organização sindical da categoria.

O imóvel objeto faz parte de um conjunto de construções consideradas de interesse cultural pelo Município de Aracaju, no Plano Diretor da cidade, e integra o rol das "casas modernistas", construídas no período entre os anos 1950 e 1960. As informações sobre o valor estão no Edital de convocação da Assembleia, assim como mais informações sobre a localização, as especificações e a finalidade da aquisição. 

Para participar da Assembleia Geral, os sindicalizados devem acessar a sala virtual através do link: CLIQUE AQUI

 

Imovel 1

IMAGEM ATUAL DO IMÓVEL

 

Imovel 2

PROJETO DA NOVA SEDE DO SINDIJUS