Dirigentes do Sindijus fazem cobrança na Presidência e Edson Ulisses marca reunião para 15/3

palacio18fev 750x510

Diretores e representantes de base do Sindijus estiveram na Presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) na manhã desta sexta, 18. Objetivo foi cobrar do presidente Edson Ulisses a marcação de nova reunião para tratar da revisão do vencimento básico dos servidores efetivos do órgão. Após acatar a argumentação dos dirigentes sindicais, Ulisses marcou nova reunião para o dia 15 de março.

Na oportunidade, o presidente Edson Ulisses também revelou algumas informações sobre os projetos do auxílio-creche no TJSE e de melhoria do auxílio bolsa-estudo, os quais serão objeto de avaliação da categoria na Assembleia Geral na próxima segunda-feira, 21, às 16 horas.

A movimentação se deu após reiteradas tentativas da direção do Sindijus em dar continuidade à negociação salarial nos últimos dias, sem contudo ter sucesso. A Presidência do TJSE, sem nenhuma justificativa e frustrando a promessa de diálogo feita à categoria, tensionou a relação com os servidores efetivos, principalmente depois da aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 25/2022 na Assembleia Legislativa. Através da propositura, foram extintos 10 cargos efetivos e destinados cerca de R$ 1,5 milhão por ano na criação de novos 27 cargos de confiança, do tipo funções (FCs).

Cobrança na Presidência

Diante das reiteradas negativas da gestão em marcar uma nova reunião, os dirigentes do Sindijus iniciaram o dia de cobrança na Presidência do TJ. Logo de cara, foram surpreendidos com a realização de uma reunião da diretoria da Amase com o presidente Edson Ulisses, que estava acompanhado dos seus juízes auxiliares e do secretário de finanças do órgão (a pauta da reunião não foi revelada). Ou seja, existia data para conversar com magistrados, mas não com os servidores efetivos da casa.

A primeira informação transmitida pela assessoria da Presidência foi a de que o desembargador Edson Ulisses não receberia os representantes dos trabalhadores.

Diante do desrespeito, a direção do Sindijus então informou que só sairia do local após conversar com o Presidente do TJ, que cedeu e se reuniu com uma comissão de diretores, Jones Ribeiro, Sara do Ó e Alexandre Rollemberg. Pela gestão, além do desembargador Edson Ulisses, participaram o secretário de Finanças do Tribunal, Pedro Vieira, e os juízes auxiliares da Presidência, Maria da Conceição e Antônio Henrique.

No início do encontro, o presidente Edson Ulisses repetiu a mesma história contada por sua assessoria e apontou o motivo para continuar descumprindo a data-base dos servidores: que não havia avanço nas contrapropostas devido a não finalização dos estudos técnicos da sua equipe. Questionado, o presidente não soube justificar os motivos desse grande atraso na elaboração de estudos de simples execução, desculpa que vem sendo dada desde o dia 13 de dezembro.

Outro argumento utilizado pelo presidente Edson Ulisses foi o de que "os servidores estão satisfeitos" com a gestão do Tribunal, sem explicar em que se baseava sua afirmação. Os diretores do sindicato, rapidamente, rebateram a afirmação, lembrando a indignação demonstrada pela categoria nas últimas semanas, principalmente nos fóruns e através das mídias sociais.

Assembleia Geral

Diante dessa fragilidade no discurso da gestão e devido aos argumentos da direção do Sindijus, Edson Ulisses cedeu e marcou uma data para a próxima reunião: dia 15 de março. Antes, a categoria se reunirá em Assembleia Geral para avaliar a postura da Presidência do TJ.

A Direção do Sindijus avalia a pressão da categoria como fundamental para a obtenção de uma posição, ainda que tímida, da Presidência. “A movimentação foi positiva. Agora, é importante a participação dos servidores na Assembleia Geral da próxima segunda-feira, dia 21, às 16 horas, para a apreciação conjunta e democrática do andamento da negociação e da pauta”, explicou o coordenador geral do Sindijus, Jones Ribeiro.

:: Leia aqui o Edital de convocação da Assembleia Geral do Sindijus

:: Clique neste Link para participar da Assembleia Geral do dia 21/02, às 16h