Divulgação do intervalo de 10 minutos a cada hora é cobrada no Comitê de Saúde do TJSE

Comitê Saude 750x510

O coordenador de Saúde do Sindijus Raul Laurence, titular no Comitê de Saúde do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), participou no último dia 17 de maio, da reunião onde foram tratados temas como ginástica laboral, exame periódico e pausa de 10 minutos.

Em relação ao exame periódico, a presidente do comitê, a desembargadora Ana Lúcia Freire dos Anjos, solicitou o suporte do sindicato estimular a realização do exame período junto ás servidoras e servidores do tribunal. O dirigente sindical sinalizou positivamente ao pedido, destacando que essa é uma ação necessária e benéfica para a categoria.

Também foi informado oficialmente na reunião que a ginástica laboral está novamente sendo realizada nos fóruns da capital, em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit) e a Faculdade de Sergipe (Fase). De acordo com a gestão, a viabilidade da ação nos fóruns do interior encontrou obstáculos devido à necessidade de transportar os estudantes universitários para o interior.

Em seguida, o coordenador de Saúde do Sindijus propôs a realização de uma ação de marketing, por meio da confecção de praguinhas (pequenos adesivos), para dar ênfase à importância da pausa de 10 minutos a cada hora de trabalho durante o expediente nas unidades do Tribunal. Foi acrescentada à proposta, aprovada pelo comitê, que esse lembrete também seja colocado como descanso de tela nos computadores das unidades do TJ. A pausa é um consenso que já existe no Comitê, depois de alguns anos de discussão ocorrida entre sindicato e gestores, no entanto a entidade sindical entende que a política da pausa não tem recebido a publicidade que merece.

A gestão já compreendeu que o intervalo é necessário para evitar danos maiores à saúde dos trabalhadores neste novo ambiente de produção completamente virtualizado. Mas o nosso entendimento é que ainda precisa ter visibilidade para fazer essa orientação chegar à todas unidades do Tribunal, uma vez que todos os servidores do órgão são afetados, na capital e interior", informa Raul Laurence.

Ficaram como pautas para serem discutidas na próxima reunião, as seguintes sugestões do dirigente do Sindijus: 1) atualização dos índices de adoecimento; 2) necessidade de ajuste de ergonomia nos fóruns; 3) e espaço de Convivência da Secretaria Única (SU).

Entre os informes dados durante a reunião, também constou a chegada de um profissional de RPG, com início previsto para o final de maio, e mais uma médica ginecologista, a partir de uma parceria com a prefeitura de Aracaju.

O comitê se reunirá novamente no dia 16 de agosto, às 9 horas, na sala de reuniões da Presidência do TJSE.