Em Plenária de Base, oficiais de Justiça relatam sobrecarga de trabalho

Plenaria Oficiais noticia 291021
A cada ano, a reivindicação da categoria para a realização de concurso público para todos os cargos, a fim de evitar a sobrecarga e precarização do trabalho torna-se mais urgente. Isto pôde ser comprovado na Plenária de Base dos oficiais de Justiça, promovida pelo Sindijus nesta quarta-feira (27). Foram vários relatos de angústia diante da quantidade descomunal de tarefas. Um exemplo foi de uma servidora que trabalhou durante as férias para diminuir o número de mandados que tinha a cumprir: de 500 para 300, em um mês.

Nesta segunda Plenária virtual, os oficiais de Justiça analisaram a pauta de 2020 e fizeram sugestões baseadas nas demandas do segmento. Os encaminhamentos aprovados, além da confirmação da pauta anterior, foram: 1. a correção do valor da indenização de transporte, que está congelado desde 2018, que seja revisado no percentual do reajuste do combustível; 2. que o TJSE custeie os gastos para execução do trabalho com manutenção dos veículos, seguro automotivo e incentivo tributário no licenciamento anual; 3. que o Sindijus adote ações para que os oficiais de justiça e executores de mandados sejam incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Após as análises da conjuntura apresentadas pelo economista do Dieese, Luiz Moura, e pelo coordenador geral do Sindijus, Jones Ribeiro, o entendimento geral é que os salários corroídos pela inflação galopante comprometem o sustento dos servidores no Poder Judiciário. No caso específico dos oficiais executores de mandados, em virtude do uso que fazem dos próprios veículos para a realização do trabalho, o aumento no preço do litro da gasolina é um baque. O combustível teve alta de 73% neste ano. Não há nada que ficou mais caro em 2021 no Brasil, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE.

O diretor da entidade também compartilhou o entendimento da entidade, inclusive apresentado nas negociações, de que há recursos para quitar as dívidas com os trabalhadores do TJSE, mas falta apenas boa vontade da gestão.

Oficiais de Justiça

O oficial Marcos Roberto parabenizou o sindicato pela luta realizada em favor da categoria. Como sugestão para atualização da pauta, ele falou sobre o requerimento, junto ao TJ, da atualização do valor da indenização de transporte paga aos executores de mandados. Também partiu dele a sugestão para a inclusão dos oficias entre os profissionais prioritários no Plano Nacional de Imunização. “A vacinação contra a Covid-19 será anual, então, precisamos ser incluídos como prioritários nas campanhas de vacinação, ação no qual o Tribunal falhou, sem mencionar no fornecimento de EPIs durante a pandemia”, explicou.

A oficial de Justiça Izabel Menezes adicionou à sugestão do reajuste da gasolina, a ampliação do valor para as questões da manutenção dos veículos, seguro, revisão e IPVA. “Usamos nossos próprios carros para a realização do trabalho, essas despesas devem ser contempladas nas nossas reivindicações, bem como ver a possibilidade para a compra com desconto de automóveis para a nossa categoria”, sugeriu.

Um dos relatos mais tocantes da Plenária foi da oficial de Justiça Veracy Salles. A servidora descreveu a sobrecarga de trabalho vivida pelos executores de mandado, bem como a pressão pelo cumprimento de metas a que são submetidos. “Estamos adoecendo com a sobrecarga de trabalho, sem substituições. Eu tive férias e em vez de desligar, até para voltar renovada ao trabalho, retornei mais cansada, porque tive que realizar atividades para não acumular. Me senti muito tocada com a última campanha salaria do Sindijus, na televisão, que nos tiraram da invisibilidade diante da sociedade. Só quero agradecer a todos que estão aqui”, disse.

Plenárias

A plenária de base é uma das instâncias de discussões do Sindijus, que cumpre um papel consultivo na organização política-sindical dos servidores. As plenárias que antecedem a campanha salarial servem de espaço para que os servidores construam, na própria base, as propostas que farão parte da pauta de reivindicações que será defendida coletivamente pela categoria.

Na próxima semana, serão realizadas outras duas Plenárias, dos agentes judiciários, dia 03, e dos aposentados, dia 5. No dia 10 será a vez dos analistas e a última, dia 11, será dos técnicos judiciários. A Assembleia Geral, que reúne todos os cargos da categoria, também já tem data: 17 de novembro.