Estão abertas as inscrições para Representantes de Base do Sindijus

Servidores e servidoras que tenham interesse em ser Representantes de Base do Sindijus já podem se inscrever para participar das eleições para a função. O regulamento do pleito foi debatido e aprovado em assembleia virtual do Sindijus, realizada na tarde desta quinta-feira, 10, na plataforma Zoom.

As inscrições seguem abertas até o dia 09 de outubro, no site do Sindijus ( www.sindijus.org.br/contato ) ou através do e-mail sindijus@sindijus.org.br, para onde os os candidatos devem encaminhar nome completo, matrícula e lotação.

“Os representantes de base cumprem papel fundamental no fortalecimento do Sindijus, pois reforçam a capilaridade da nossa estrutura sindical. Eles representam um elo entre direção do sindicato e a base, e atuam na ponta, trazendo demandas, avaliações e sugestões da base da categoria para a direção”, destacou o coordenador geral do Sindijus, Jones Ribeiro.

Jones avalia que as eleições representam um importante passo para ampliar a organização e a democracia interna do Sindijus. “A eleição dos representantes de base é fruto da luta pela democratização do próprio Sindijus, pautada pelo Movimento Sindicato é Pra Lutar”, destacou o coordenador, ao contextualizar a história do sindicato.

Para ser candidato, o servidor/a deve ser filiado/a ao Sindijus há pelo menos seis meses antes da data da eleição e não ter sofrido penalidade prevista no Estatuto do sindicato que impeça o exercício do direito de ser votado. Também é obrigatório que nos seis meses que antecedem o pleito, o/a servidor/a não tenha exercido cargo em comissão ou função de confiança, exceto em substituição; não tenha se afastado voluntariamente de suas atribuições funcionais; e não esteja à disposição de outro órgão.

A lista definitiva dos candidatos a Representante de Base será divulgada no dia 29 de outubro de 2020, e as eleições acontecem de forma presencial entre os dias 10 a 13 de novembro de 2020, com divulgação do resultado final prevista para 18 de novembro de 2020.

:: Confira o Regulamento das Eleições dos Representantes de Base 2020