Gabinete de Crise aprovou trabalho remoto de 50% dos servidores a partir da próxima segunda

Sindijus foi convidado de última hora, e sem direito a voto, para participar da reunião. Entidade defendeu a suspensão de 100% do presencial

Reunião-Gabinete 750x510
Em reunião realizada nesta sexta-feira (28), o Gabinete de Crise do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) definiu pela volta ao regime de trabalho remoto e do trabalho presencial em regime de rodízio, na proporção de 50% de cada unidade, para os trabalhadores do Judiciário sergipano. O sistema se inicia na próxima segunda-feira (31), prosseguindo até 06 de março. O Sindijus foi convidado a participar da reunião de última hora e fez a defesa do trabalho 100% remoto para os servidores. O pedido foi rejeitado.

A gravidade da situação é notória, pois diversos locais de trabalho foram fechados em decorrência da contaminação e adoecimento de equipes. É o caso de unidades como Fórum Gonçalo Rollemberg Leite, situado no campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), de escrivanias, no Palácio da Justiça, de Varas no Fórum Gumersido Bessa, Fóruns Integrados, Fórum de Estância, Fórum de Pacatuba e dezenas de outros setores do TJ. Entre eles, o próprio Centro Médico do Tribunal, que suspendeu o atendimento de consultas médicas e odontológicas.

A entidade enviou ofícios advertindo sobre a necessidade da retomada total do trabalho remoto, por conta da alta contaminação provocada pela variante Ômicron do novo coronavírus. A justificativa para a suspensão do presencial, apresentada pelo sindicato nos pedidos, era e é a necessidade de salvaguardar trabalhadores e o público atendido. Para ter dimensão do cenário, dados da Secretaria Estadual da Saúde informam que só nesta quinta-feira, dia 27, foram registrados 1.026 novos casos de Covid-19 e dois óbitos em Sergipe.

“Desde que constatamos o surto de Covid nos locais de trabalho, solicitamos ao Gabinete de Crise para que adotasse medidas concretas para preservar as vidas dos trabalhadores do judiciário e da população. Com uma semana de atraso e mais casos diagnosticados, o Gabinete decide adotar, tardiamente, o sistema de rodízio. Contudo, neste momento, não é mais a solução ideal diante da explosão de contaminados, que vem provocando diariamente fechamento de varas e fóruns. E a reivindicação da categoria é para que o Tribunal suspenda as atividades presenciais e o regime de trabalho remoto integral a fim de resguardar a saúde dos trabalhadores e da população, pois vidas importam!”, ressaltou Alexandre Rollemberg, coordenador do Sindijus que participou da reunião.

Matérias relacionadas

:: Sindijus exige trabalho remoto para todos servidores do TJSE
:: Sindijus solicita a retomada do regime de trabalho remoto