logo mobile

Imprimir

Casos de COVID-19 são registrados em quatro Fóruns do TJSE

.

CovidnoTJ 750x510 sitecapa

 

 

O retorno precoce às atividades presenciais imposto pelo Tribunal de Justiça de Sergipe tem contribuído com a elevação do número de casos de COVID-19 no Estado. Até o momento, quatro comarcas confirmaram casos da infecção viral: Malhador, Boquim, Lagarto e Aracaju, esta no fórum Olímpio Mendonça.


"Os casos escancaram que o TJSE, mesmo mais de um mês depois, não está preparado para a realização do trabalho presencial de forma segura”, alertou o coordenador geral do Sindijus, Jones Ribeiro.


Para Clarissa Tenório, analista judiciária em psicologia, o sentimento no retorno para as atividades presenciais foi de frustração e apreensão por perceber a vulnerabilidade à qual os servidores e usuários do serviço estão expostos.


"Menos de uma semana após a retomada, tive que cumprir quarentena em trabalho remoto devido ao contato com uma colega que, infelizmente, esteve contaminada com a COVID-19”, lamentou Clarissa, que é representante de base do Sindijus no Fórum Olímpio Mendonça.


Ela ressalta que a apreensão dos/as servidores/as cresce a cada dia, devido à retomada dos atendimentos externos, prevista para a próxima segunda-feira, 14, quando as unidades atingem 100% das atividades presenciais.

“A partir da próxima semana, com o atendimento de livre demanda e com a pandemia em curso, acredito que haverá uma potencialização do risco de contágio para todos: trabalhadores e usuários”, completou Clarissa.


Prevenir é o melhor remédio


Desde julho, quando o TJSE anunciou a retomada do trabalho presencial, o Sindijus vem cobrando intensamente diversas medidas de proteção para salvaguardar a saúde dos servidores e servidoras. Uma dessas medidas fundamentais, a testagem em massa, não foi adotada.


“Se o TJSE tivesse realizado periodicamente inquéritos soroepidemiológicos antes do retorno, certamente a saúde destes servidores teria sido poupada, assim como seus colegas de trabalho, que permanecem em risco”, lamentou a coordenadora geral do Sindijus, Sara Cavalcante do Ó.