Sindijus pede antecipação da reunião ao Presidente do TJ para evitar prejuízos aos servidores

Para direção do Sindijus, reunião marcada pelo presidente do TJ para às vésperas do final do seu mandato sinaliza prejuízos à pauta dos servidores

O Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Desembargador Osório Ramos Filho, marcou para o dia 26 de janeiro a próxima reunião com o Sindijus, sobre a negociação das reivindicações dos servidores do órgão. A data agendada inviabiliza as tratativas, visto que será na véspera da última sessão do Pleno da atual gestão do TJ. A direção do sindicato pediu antecipação ainda para esta semana, por meio de ofício encaminhado para a Presidência do Tribunal, nesta segunda-feira, 18.

A antecipação é fundamental pois alguns dos projetos que estão em pauta – inclusive a revisão geral anual dos salários dos servidores – precisam ser submetidos previamente ao Pleno do órgão, para aprovação pelos demais desembargadores, o que prejudicaria a negociação.

“Se não for atendido o pedido de antecipação da reunião, o esforço de diálogo desenvolvido entre gestão do TJ e direção do Sindicato será jogado fora. O presidente, que teve uma segunda chance à frente do tribunal, tem a oportunidade de deixar como legado avanços para a carreira e para as condições de trabalho daqueles que têm mantido os fóruns em pleno funcionamento, mesmo com a pandemia do coronavírus”, avaliou Jones Ribeiro, coordenador geral do Sindijus.

O atraso na realização da reunião contradiz o que havia sido pactuado durante a única reunião de negociação, realizada no dia 3 de dezembro, quando o presidente do Tribunal garantiu a convocação do segundo encontro tão logo fosse divulgado o índice da inflação de 2020.

Inflação

Em 2020, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) fechou em 5,45%. Com isso, a categoria já soma 12,89% em perdas salariais, levando em consideração os índices oficiais de 2020, e o somatório do saldo parcial referente aos anos de 2015 e 2016, que é de 7,44%.