Presidente do TJ marca reunião para dia 15 e servidores aguardam descongelamento

Camp 2aFase 750x510 2

O presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Edson Ulisses, marcou uma nova reunião com a direção do Sindijus para a próxima quinta-feira (15), às 12 horas. A reunião é marcada quase três meses depois do último encontro e após diversas solicitações da direção do sindicato que, inclusive, esteve presencialmente na Presidência do TJ na semana passada, acompanhada de representantes de base, quando dialogou com a assessoria sobre a necessidade urgente da reunião para debater as pendências que se acumulam com os servidores.

Há 7 meses, os servidores do TJSE estão com os salários reduzidos, em decorrência do congelamento da evolução da carreira por tempo de serviço (letras e triênios) e da falta da revisão inflacionária. Já foi vastamente demonstrada pela assessoria jurídica do Sindijus e por diversos outros órgãos públicos no país que tais medidas - iniciadas na gestão do Des. Osório Ramos Filho e ainda não revertidas pelo Des. Edson Ulisses - violam a Constituição Federal, o Estatuto dos Servidores Públicos de Sergipe (Lei 2.148/1977) e o Plano de Carreira dos Servidores do Poder Judiciário de Sergipe (LC 173/2010).

O congelamento dos salários tem causado enorme prejuízo às famílias dos 2.500 servidores da ativa e dos servidores aposentados do TJSE, que dependem dos salários recebidos no órgão para sobreviverem. "Os servidores têm sido heróis no Tribunal, garantido o funcionamento dos fóruns e o acesso da população aos seus direitos, mas eles também têm vida, têm coração e precisam do salário para sobreviver. A nossa expectativa é que o Des. Edson Ulisses recoloque o Tribunal no caminho do cumprimento dos direitos dos trabalhadores e descongele a carreira e os salários, que tiveram perdas inflacionárias de 5,45% em 2020, aplicando-se as correções retroativas à janeiro deste ano", explica Sara do Ó, coordenadora geral do Sindijus.

Assembleia

No mesmo dia, quinta-feira (dia 15), após a reunião com a Presidência do TJSE, os servidores do TJSE irão se reunir em Assembleia Geral, às 16 horas, por meio videoconferência, para avaliarem coletivamente os posicionamentos do presidente do TJ, Des. Edson Ulisses. O link para acesso à reunião virtual da Assembleia será disponibilizado nas mídias do Sindijus.