Fenajud repudia agressão de cunho racista durante ato contra a PEC 32 no Aeroporto JK

NotaRepudio-702x339Praticamente às vésperas do Dia da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro, a Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) vem a público repudiar com veemência o ato de racismo explícito ocorrido no dia de hoje, 16 de novembro de 2021, no Aeroporto Juscelino Kubitschek.

Em plena luta pacífica contra a PEC 32 – reforma administrativa, onde dezenas de trabalhadoras e trabalhadores estavam reunidos denunciando os prejuízos que a proposta trará para a sociedade, caso seja aprovada, um homem se achou no direito de jogar lixo sobre a cabeça de membros da banda, todos negros, que estavam no local.

O ato inaceitável ocorreu enquanto as coordenadoras da Federação, Ana Carolina Lobo e Carolina Costa, abordavam os transeuntes e deputados que passavam pelo local para falar sobre a reforma administrativa e o quanto é prejudicial para a sociedade. Ao tomar conhecimento da situação, imediatamente as dirigentes se colocaram à disposição do grupo agredido e acompanharam os trâmites e andamento da situação.

A Fenajud vem a público reforçar sua solidariedade às pessoas que foram humilhadas em ambiente público e condena a manifestação imoral deste homem que não se envergonhou e não se envergonha em discriminar abertamente as pessoas em virtude de sua cor da pele, das suas lutas e da sua ancestralidade.

Por fim, a Federação reforça que jamais compactuará com esse tipo de situação. Rejeita qualquer medida que possa diminuir o povo negro e chama atenção da sociedade para que se reflita e lute contra o racismo estrutural e as desigualdades no país e que deixem de enxergar no corpo negro sempre um suspeito, um alvo.

Não podemos esquecer: não basta não ser racista. É preciso ser antirracista.

Fonte: Fenajud