Judiciário leva ao presidente do STF reivindicação de reposição de perdas salariais

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, atendendo a demanda da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário (Fenajufe), se comprometeu a levar ao plenário do STF a discussão sobre as reivindicações dos servidores do judiciário, como recomposição salarial emergencial de 19,99%, e a alteração do critério de escolaridade para ingresso na carreira de Técnico Judiciário.

judiciario 030322 cortadaSegundo a Fenajufe, a reunião com o presidente do Supremo, na quinta-feira (15), além de muito aguardada, foi extremamente proveitosa, já que Fux se mostrou “muito receptivo” às reivindicações apresentadas.

O que os representantes da categoria querem é a atuação do presidente do STF na questão salarial dos servidores, que, se for aprovado pelo STF, terá que passar ainda pelo Congresso Nacional, a partir da elaboração de um Projeto de Lei.

Por ser ano eleitoral, tudo isso deve ocorrer em um período de seis meses antes da eleição, já que a lei eleitoral proíbe reajustes a servidores além desse período.

Durante a reunião, os diretores da entidade defenderam o reajuste salarial de 19,99% afirmando que “a inflação galopante e as perdas salariais no governo Bolsonaro justificam o alinhamento aos demais segmentos do funcionalismo público”.

Eles lembraram ainda que “as perdas sofridas pelos servidores do PJU são de longa data, já agravada pelo sequestro de renda promovido pelo aumento da alíquota de desconto previdenciário do segmento” e que a categoria está mobilizada, ao lado do restante do funcionalismo federal que luta por reajuste salarial, e “disposta a fazer a atuação e o diálogo para garantir a tramitação dos projetos no Congresso”.

O ministro se comprometeu em levar adiante as duas demandas dos servidores. A proposta deve entrar na pauta para debate em sessão administrativa, que ainda não tem data definida.

Fonte: Hora do Povo