logo mobile

Imprimir

Conselho de Representantes aprova Resolução Política Sindical para eleições de 2022

.

O Conselho de Representantes da Fenajud se reuniu no último dia 18 de março para realizar análise conjuntura do país, aprovar resolução política para nortear as ações da Federação, em fase do processo eleitoral deste ano, e tratar de temas comuns aos Estados.

fenajud 280322
A reunião contou com a colaboração de especialistas, como Vera Miranda e Ana Georgina, além de assessores da federação, como Alexandre Marques. Após o debate, foi aprovada a resolução política.


Entre os elementos centrais do documento, destacam:

a) Publicar até o final do primeiro semestre a Plataforma da Classe Trabalhadora – Fenajud, com orientações sobre a execução da política da federação em relação as eleições deste ano.

b) O incentivo a lançamentos de candidaturas de trabalhadores e trabalhadoras dos judiciários estaduais aos parlamentos federal e estaduais afinadas com o projeto político apresentado na resolução aprovada;

c) Em não havendo as candidaturas naturais, oriundas dos próprios judiciários estaduais, o também apoio às que, dentro do espectro político progressista, apoiem a pauta nacional defendida pela federação, bem como dos sindicatos nos estados;

d) No campo das disputas majoritárias, seja para presidente e/ou governos estaduais e/ou senadores, o Conselho de Representantes defende o apoio às candidaturas identificadas com pautas da federação e dos sindicatos;

e) Participar dos fóruns de discussão que envolvam a classe trabalhadora em âmbito nacional;

f) incentivar que os sindicatos filiados promovam debates com candidaturas advindas da categoria, bem como com os governadores dos respectivos estados.


A Resolução

A Resolução tem um compilado de informações importantes que precisam ser disseminadas na base. Nela, consta que “as eleições de 2022 representam o sopro de esperança e mudanças na vida dos trabalhadores brasileiros”.

Feito com contribuição das entidades de base, o texto cita que “de 2016 até os dias atuais a formação de uma ampla maioria conservadora no Congresso Nacional, que tem aprovado projetos que retiram direitos dos trabalhadores da iniciativa privada e do setor público, promovem o desmonte do Estado e, por sua vez, das políticas públicas, retoma novo processo das privatizações de estatais estratégicas, em descompasso com as iniciativas de reestatização observadas na Europa, e contribui para destruição da soberania nacional”.

Diante de inúmeros fatos citados no documento, as entidades apontam que “é necessário que o país mude de rumo tanto na seara política quanto na econômica. É visível o empobrecimento da população brasileira e o aprofundamento das desigualdades socais no país. De igual modo, parcela significativa dos trabalhadores do judiciário estadual no país sofrem perdas salariais, precarização das relações de trabalho, reestruturação produtiva entre outros”.

O texto ressalta que “o Brasil precisa de um Programa político voltado a defender e ampliar direitos, com a defesa da soberania nacional e das nossas riquezas, com uma política econômica que promova crescimento, distribuição de renda, valorização e proteção do trabalho, respeito ao meio-ambiente e a defesa da democracia”.

Nesse sentido, as entidades avaliam que “as eleições em 2022 representam uma oportunidade histórica para mudanças de rumo no nosso país. Embora a classe trabalhadora seja a maioria esmagadora da sociedade, a maior parte dos governantes e parlamentares eleitos no país não tem origem nessa classe social. Precisamos mudar essa correlação de forças elegendo representantes compromissados com esse programa”.

O texto afirma, ainda, que “a Federação não pode se omitir aos fatos postos pela conjuntura e as duras consequências caso o Brasil permaneça neste caminho. Para fazer frente a tão difícil momento da vida nacional, será preciso estabelecer, dentro dos limites da legislação, um conjunto de ações que ajude a conscientizar os trabalhadores representados pela entidade, a só apoiarem candidaturas que tenham compromisso com um projeto voltado a atender as demandas populares, a exemplo da revogação da PEC do Teto, da Reforma Trabalhista e Previdenciária, da derrota da Contrarreforma Administrativa”.

Por fim, o documento convida “os sindicatos filiados e os seus Dirigentes para participarem dessa empreitada, garantindo as condições para seu êxito. […] De forma complementar, é importante também que venhamos ampliar nossas atenções para além das entidades que representam os servidores do sistema de justiça. Nesse sentido, é imperativo que busquemos o diálogo com as representações do Fisco Nacional, Andes, entre outras.

Confira o documento na íntegra. RESOLUÇÃO POLÍTICA CR FENAJUD



Fonte: Fenajud