Revisão salarial dos servidores do TJSE é aprovada na Assembleia Legislativa

ALese 4mai 750x510

Nessa quarta-feira, 4, foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa (Alese) o Projeto de Lei n° 118/2022, que revisa em 6% o vencimento básico dos trabalhadores efetivos do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). O pagamento dessa conquista aos servidores agora depende da sanção do Governador do Estado e da publicação no Diário Oficial.

O fim da tramitação do projeto na Alese representa um passo importante na efetivação da negociação salarial que se iniciou ainda em 2021, e que, por isso mesmo, já é considerada campanha salarial mais longa da história dos servidores do TJSE.

"Estamos a um passo de arrematar o resultado da campanha salarial, com sensação de dever cumprido, mas também com a certeza de que a direção do Sindijus manterá a vigilância sobre as finanças do tribunal e a busca pela completa recomposição inflacionária ao longo desse ano", afirma o coordenador geral Jones Ribeiro.

O PL n° 118/2022 obteve o voto favorável de todos os deputados e deputadas presentes na sessão, e alguns fizeram pronunciamentos registrando a importância da valorização dos servidores do TJSE.

Iran Barbosa (Psol)
O deputado destacou o processo de negociação entre os trabalhadores e a gestão do tribunal, em que, apesar dos percalços que o método traz, foi construído com base em alternativas minimamente consensuadas.

“Eu quero parabenizar a maturidade da direção do Sindijus e o comportamento que tem tido no trato dos interesses dos servidores do Poder Judiciário, mas também parabenizar a Presidência do Tribunal de Justiça por estar priorizando o método da negociação”.

Ele também reconheceu que a revisão de 6% não compreende todas as perdas inflacionárias que têm atingido os servidores do Tribunal de Justiça. Por isso, concluiu sua fala pedindo que a negociação continue.

“Quero reivindicar que ele (o presidente do TJ) mantenha esse diálogo aberto, essa porta de negociação escancarada, para que esse restante das perdas possa vir a ser negociado e no momento adequado, de novo, nós recebermos aqui um projeto convalidado pela categoria”, finalizou.

Georgeo Passos (Cidadania)

O deputado também defendeu a continuidade das conversas entre a direção do Sindijus e a Presidência do TJ. “Tenho certeza de que o sindicato vai continuar dialogando com o presidente do Tribunal de Justiça, para que se chegue nesse percentual que eles exigem (de 12,6%)”.

Passos frisou que o resultado alcançado se deve à luta dos trabalhadores, mas é também uma resposta positiva do tribunal ao trabalho desenvolvido pelos servidores que garante ao órgão premiações do CNJ.

Gilmar Carvalho (Sem Partido)

“A revisão anual dos servidores do Judiciário está correta. Como a gente já anunciou, vota de acordo com a vontade do sindicato (Sindijus)”, que pediu apoio através de ofício.

“Eu voto a favor dos servidores do Poder Judiciário, mas deixo meu protesto em relação ao estado (Poder Executivo)”, disse, referindo-se à ausência de revisão para os servidores do Estado com periodicidade anual.

Próximos passos

Depois de aprovado pelos deputados estaduais, o PL segue para sanção do governador. O Sindijus desempenhará todos os esforços para que o pagamento do aumento saia ainda na folha de pagamento do TJ do mês de maio.

:: Confira como ficam as tabelas salariais dos servidores do TJSE