logo mobile

Imprimir

1,3 mi de adolescentes estão em situação de trabalho infantil

.

Segundo Abrinq, 86% dos adolescentes de 14 a 17 anos de idade que estão no mercado de trabalho encontram-se em situação de trabalho infantil

brasil 130666
O Brasil tem ao menos 1,3 milhão de adolescentes – de 12 a 17 anos – em situação de trabalho infantil. O número está em levantamento da Fundação Abrinq, feito a partir de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Celebra-se neste domingo (12.jun.2022) o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

A Abrinq considera trabalho infantil ocupações que estejam em desacordo com a legislação brasileira para a faixa etária. O Brasil permite que adolescentes acima dos 16 anos trabalhem, mas com restrições. Quem tem 14 e 15 anos, só pode trabalhar na condição de aprendiz.

Segundo a fundação, 86% dos adolescentes de 14 a 17 anos no mercado de trabalho encontram-se em situação de trabalho infantil. A porcentagem corresponde a média dos 4 trimestres de 2021. Em 2020, essa média era 84,8%.

“Outra tendência verificada no estudo, se relaciona com a elevada proporção que ocupa as piores formas do trabalho infantil (Lista TIP) entre os adolescentes que trabalham. Na média dos 4 trimestres de 2021, mais de 44,8% dos adolescentes de 14 a 17 anos de idade que estavam ocupados realizavam atividades prejudiciais à saúde, ao desenvolvimento e à moralidade”, declarou a Abrinq.

Victor Graça, gerente executivo da organização, disse serem vários os riscos para crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.

“É comum que muitos tenham seu desempenho escolar prejudicado ou abandonem a escola, comprometendo seu desenvolvimento educacional. Na saúde, a exposição a lugares sujos, a manipulação de objetos cortantes e o extremo esforço físico exigido por certas atividades podem prejudicar o crescimento físico e gerar questões maiores como amputações de membros, sequelas psicológicas ou até mesmo óbitos”, falou.

Segundo a Abrinq, o Brasil tem 4,6% de crianças e adolescentes de 5 e 17 anos trabalhando. A região Sudeste é a que tem a situação mais crítica: são 579.420 pessoas dessa faixa etária em situação de trabalho infantil.
brasil interno 130622

Fonte: Poder 360