logo mobile

Imprimir

Sergipe tem a segunda menor dívida entre os estados do Nordeste, segundo a STN

.

Sergipe tem a segunda menor Dívida Consolidada Líquida (DCL) entre os estados do Nordeste, segundo dados divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Economia, ficando atrás apenas da Paraíba.

sergipe 270622

O estado de Sergipe alcançou no 1º quadrimestre de 2022 o percentual de 23,12% quando comparada a Dívida Consolidada Líquida à Receita Corrente Líquida (RCL). Apresentando uma forte redução nos últimos 10 anos, saindo de 52,77%, em 2012, para os 23,12% atuais, sendo que o pico da trajetória histórica já chegou a 69,03% em 2015.

A DCL/RCL é um importante indicador de saúde financeira das contas públicas dos estados. Quanto maior é esse percentual, maior o comprometimento do estado com pagamentos aos credores, restando menor disponibilidade para o Tesouro do Estado financiar políticas públicas.O limite percentual estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para o indicador é de 200% e pela STN é de 100%.

Os números demonstram que a política fiscal do estado tem dado excelentes resultados. Segundo a Secretária de Estado da Fazenda (Sefaz), Sergipe tem uma trajetória consistente de redução da dívida e um aumento dos investimentos com recursos próprios.

“Essa política fiscal responsável já trouxe diversos benefícios para toda economia sergipana ao longo dos últimos anos. O estado passou a pagar o salário dentro mês trabalhado, deixou de parcelar o 13º salário e conseguiu reajustar os salários dos seus servidores no último mês de abril. Além disso, estamos realizando muita obras em todo o estado com recursos do Tesouro do Estado”, disse o governador Belivaldo Chagas.

De acordo com a Sefaz, outro ponto importante a ser destacado é a credibilidade do estado junto às instituições, haja vista a diminuição do risco da operação. Sergipe passou a ser procurado por bancos públicos e organismos multilaterais para oferta de crédito para investimento em infraestrutura. O estado agora negocia melhores taxas junto a essas instituições, uma vez que oferece a garantia da União para o empréstimo.



Fonte: Blog Ritta Oliveira