Orientações aos servidores do TJSE sobre a Greve Geral do dia 28

Banner 750X510 mais leve

Em Assembleia Geral realizada no último dia 19 de abril, a nossa categoria, democraticamente, decidiu aderir à greve geral a ser realizada na sexta, 28 de abril.  A decisão tomada pela categoria é histórica e foi motivada pelo atual cenário de ameaças aos direitos trabalhistas conquistados com muita luta e suor. Assim, os trabalhadores se juntarão aos demais trabalhadores contra a Reforma da Previdência, contra a Reforma Trabalhista, contra a Terceirização e todos os projetos que visem retirar direitos dos trabalhadores

Dessa forma, a Diretoria do Sindijus emite as seguintes recomendações visando orientar a atuação dos companheiros e companheiras, da capital e das Comarcas do interior, no dia da Greve Geral:

1) Primeiramente orientamos os servidores a negociarem folgas ou compensação do dia não trabalhado com as chefias imediatas. Em caso de infrutífera a negociação, o servidor que aderir à Greve Geral e tenha o ponto cortado, o sindicato irá fazer o ressarcimento, condicionado aos limites do Fundo de Greve, Mobilização e Luta e à assinatura do “ponto paralelo” no dia da Greve Geral.

Observação: O ponto paralelo deverá ser assinado pela manhã no ato a ser realizado na frente do Fórum Gumersindo Bessa.

2) No caso dos servidores impossibilitados de aderir à Greve Geral no expediente da manhã, orientamos que os trabalhos sejam restritos às necessidades inadiáveis, deixando movimentações processuais e atendimentos ordinários para outro dia. A estes servidores orientamos que compareçam ao ato das Centrais Sindicais que acontecerá à tarde.

3) O efetivo mínimo para atendimento das necessidades inadiáveis deve ser cumprido por servidores que atualmente ocupam cargos em comissão e funções de confiança.

4) Os companheiros residentes nas cidades do interior que necessitam de apoio com transporte no deslocamento para as atividades da Greve Geral, que terá concentração na capital, devem entrar em contato com a Coordenação de Administração e Finanças do Sindijus, a fim de combinar antecipadamente os ajustes necessários.

Programação

Manhã: Realização de Ato Público, em conjunto com servidores do Ministério Público de Sergipe (MP/SE), do TCE e do TJSE, na rótula em frente ao Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE), com concentração a partir das 6 horas.

Em seguida, a mobilização continua em frente ao Fórum Gumersindo Bessa, com permanência até às 9 horas;

Tarde: Realização de Ato Público com caminhada pelas ruas do centro de Aracaju/SE, com concentração a partir das 14 horas na Praça General Valadão.

Informamos que a Direção do Sindijus encaminhou ao presidente do Tribunal o Ofício nº 27/2017 informando da adesão da categoria à Greve Geral e solicitando o abono ou compensação do dia não trabalhado. Estamos aguardando a resposta da gestão do TJSE. Acesse o conteúdo do ofício aqui.

Por fim, a direção do sindicato reforça que é importante a participação de todas e todos os servidores do TJSE na Greve Geral, para mostrar, taxativamente, a nossa capacidade de mobilização e de luta contra todas essas reformas e projetos que retiram direitos dos trabalhadores.

O atual momento histórico exige dos trabalhadores, resistência. Direitos conquistados a duras penas por aqueles que nos antecederam estão correndo sérios riscos de serem jogados ao lixo. Sobre a Reforma da Previdência, não é somente se aposentar mais velho, é se aposentar mais velho e com menores salários. Querem terceirizar tudo, inclusive o serviço público. E ainda querem flexibilizar nossa jornada, nossas férias, nossos direitos. Vista a camisa do sindicato e vamos para as ruas barrar a retirada de nossos direitos.

Quem luta faz justiça!

*Matéria atualizada às 10h55 do dia 27 de abril de 2017.