Imprimir

Pandemia: Sindijus pede fechamento do fórum de Neópolis e trabalho remoto para servidores

.

Nove pessoas testaram positivo para a covid-19 na última semana. Entidade lembra que centenas de pessoas circulam diariamente no local

risco bio TJ 750x510 1
A Diretoria do Sindijus protocolou, na manhã desta quinta-feira (14), um ofício solicitando à gestão do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) o fechamento imediato do fórum da Comarca de Neópolis, durante dez dias, em virtude do relato de que nove pessoas receberam o diagnóstico positivo para a covid-19. A entidade requereu, no mesmo documento, a adoção do trabalho para remoto para os servidores e servidoras que atuam naquela comarca.

“É urgente que o presidente do Tribunal, desembargador Edson Ulisses, autorize a suspensão do atendimento ao público no Fórum de Neópolis, em virtude desse surto. Queremos que seja autorizado o trabalho remoto aos servidores lotados ali. É uma medida que pode ser adotada sem prejuízo, como já foi mais que comprovado ao longo de dois anos de pandemia”, explica a coordenadora geral do Sindijus, Sara do Ó.

A direção do Sindijus, por meio dos diretores e representantes de base, tem recebido nos últimos diversas informações de servidores do TJSE comunicando casos de contaminação em fóruns e unidades administrativas do Palácio da Justiça. Até o momento, o maior contágio relatado foi em Neópolis, mas a categoria deve continuar monitorando os seus locais de trabalho e atualizando a entidade sindical, até que a Presidência do Tribunal reconsidere o retorno ao trabalho híbrido ou adote outra medida mais segura.


Panorama

Na última segunda-feira, dia 11, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o mundo precisa se preparar para uma nova onda de casos de covid-19, que será causada pelas subvariantes da cepa ômicron. O diretor-geral da instituição, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu para que países voltem a impor protocolos de proteção para conter o vírus, ressaltando que protocolos de segurança, como o uso de máscaras, sejam retomados.

Seguem em trajetória de crescimento, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os casos de covid-19 no Brasil. Enquanto cientistas analisam e sequenciam amostras de vírus para entender a nova onda de contágios e mortes, a Fundação comprova a tendência. Boletim InfoGripe divulgado pela entidade nesta quarta-feira (13) aponta para aumento nos casos na maior parte do país. Dado confirmado pela curva de novas vítimas e casos do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).