Sindijus exige correção de "faltas" equivocadas durante mês de dezembro e recesso

As faltas lançadas no sistema do TJSE são indevidas e podem resultar em corte ilegal de salários

Faltas 750x510

A direção do Sindijus solicitou à Secretaria de Administração e Planejamento do Tribunal de Sergipe (TJSE), responsável pela gestão de pessoas, a correção do lançamento de faltas injustificadas no registro funcional de diversos servidores no último mês de dezembro. No ofício expedido nesta quarta-feira, 18, a entidade sindical ainda requereu o abono de eventuais faltas equivocadas e o pagamento correto dos salários, para se evitar danos aos servidores neste mês.

Diversos servidores têm procurado a entidade sindical e relatado que, em dezembro, foram lançadas faltas indevidas, no sistema de ponto do TJ, que não caracterizam nenhum dos motivos autorizadores do corte de ponto. A exemplo: anotação de faltas em dias que foram efetivamente trabalhados, faltas durante pontos facultativos, feriados, finais de semana e, até mesmo, no recesso forense. Esta não é a primeira vez que o problema ocorre nesse período do ano.

“As causas da falha ainda não são totalmente conhecidas por nós, mas é certo que em alguns fóruns, a exemplo do Gumersindo Bessa, algumas vezes as catracas de acesso não funcionam corretamente e não registram a presença dos servidores. Estamos solicitando à gestão do Tribunal que adote providências urgentes, para evitar danos materiais e mentais aos servidores, que estão com uma carga pesada de despesas neste mês”, relatou o coordenador de Assuntos Jurídicos do Sindijus, Antônio Fernandes da Silva.

No documento protocolado, o Sindijus solicita que a gestão do TJ abone ou corrija as ausências equivocadas. O objetivo é assegurar o pagamento integral dos salários aos servidores no próximo dia 20 de janeiro. Por fim, caso não haja tempo hábil para a primeira proposta, o sindicato cobra que seja providenciada uma folha de pagamento suplementar, a fim de restituir, ainda neste mês, os descontos indevidos.