Imprimir

Sindijus participa de reunião do Comitê de Equidade de Gênero e Raça do TJSE

.

Encontro discutiu criação de plataforma de mulheres juristas no órgão, a exemplo das que já existem em outros tribunais
Reunião Comitê20JUN 750x510
O Sindijus participou, na manhã desta segunda-feira (20), da reunião do Comitê de Equidade de Gênero e Raça do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), que debateu a criação de um banco de dados on-line para cadastramento de informações de mulheres juristas. O objetivo é estimular a participação e dar visibilidade aos nomes de mulheres com expertise nas diferentes áreas do Direito. A entidade tem garantido e ampliado, nos últimos anos, a atuação de dirigentes sindicais nesses espaços de debate coletivos.

A discussão integra as ações da paridade de gênero no TJ e é um desdobramento da Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça através da Resolução nº 418. A medida trata do fomento à presença das juristas em eventos, principalmente institucionais, e a promoção de citações bibliográficas dessas autoras em obras jurídicas de referência.

O encaminhamento retirado na reunião do Comitê do Judiciário sergipano foi que o setor de Tecnologia da Informação crie um repositório de informações, a exemplo dos que hoje já existem nos Tribunais de Justiça da Paraíba e de Roraima.

Participaram da reunião a desembargadora Ana Lúcia, presidente do Comitê, as juízas Brígida Fink e Rosa Geane, Denise Silva, secretária de Tecnologia da Informação, Adriana Santos, diretora de Gestão de Pessoas, Denise Alves, técnica judiciária e representante dos servidores no Comitê e a servidora Paola Arce, além do coordenador geral do Sindijus, Jones Ribeiro, e do juiz auxiliar da Presidência, Antônio Henrique.