Sindijus promove curso de formação com o professor doutor Helder Molina

curso formacao 221121No dia 11 de dezembro, às 08h30, no Hotel Aquários, o Sindijus promove o curso de formação da entidade. O tema é ‘Concepção Sindical’ e será ministrado pelo professor de Políticas Públicas, Economia e Política da Educação, e Gestão, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o doutor em Políticas Públicas e Formação Humana Helder Molina. Em um artigo publicado em 2020, no site de uma entidade federal, o professor faz uma resgate da importância dos sindicatos.

“Os sindicatos surgiram com o final da escravidão, e com eles os direitos trabalhistas. Eles existem para defender os direitos dos trabalhadores. Nossos direitos são frutos de muitas lutas e para garanti-los temos que estar sempre organizados coletivamente e em processo constante de luta.”, explica. “Nossos direitos foram todos conquistados nas lutas. O sindicato é o instrumento coletivo de combate de classe, e só a luta coletiva faz frear e recuar o retrocesso civilizatório do capital quanto aos direitos da classe trabalhadora”, argumenta em outro trecho.

E oferecer essa visão da ação sindical ao público sergipano é essencial. “O objetivo dessa formação é agregar conhecimentos básicos aos dirigentes acerca de matérias relevantes no universo do sindicalismo, necessários para a manutenção de um sindicato combativo, como defendemos. O último módulo será aberto aos servidores em geral da categoria e dirigentes sindicais de entidades filiadas à Central Única dos Trabalhadores, a CUT”, explicou a coordenadora de Formação Sindical do Sindijus, Mila Pugliesi Cardozo.

De acordo com a dirigente, o Sindijus investe nesse tipo de atividade porque entende que a formação sindical é o caminho para se ter dirigentes combativos, atuantes e afinados com os princípios sindicais que regem a entidade: independente, autônomo e classista. Para participar do terceiro módulo, do dia 11 de dezembro, é exigida a inscrição, que pode ser feita no período de 23 a 26 de novembro, através do e-mail sindijus@sindijus.org.br ou pelo WhatsApp do sindicato: (79) 9.9809-4698 do sindicato.

11/12 - Concepção Sindical, com o professor doutor Helder Molina
Local: Hotel Aquarios