logo mobile

Imprimir

Trabalhadores já organizaram 14 greves contra privatizações em 7 estados em 2023

.

dieese 011123

Trabalhadores mobilizados contra a privatização de empresas públicas brasileiras já organizaram pelo menos 14 greves neste ano, em sete estados diferentes. Isso é o que aponta um levantamento produzido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) a pedido do Brasil de Fato.

O trabalho do Dieese registra a greve de 24 horas realizada no último dia 3 por funcionários da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o do Metrô contra planos do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) de se desfazer do controle das companhias.

Registra também mobilizações no Ceará, em Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. Na maioria dos casos, as greves são contra projetos de governadores para venda de estatais.

Contudo, foi registrada também mobilização de petroleiros contra vendas de ativos da Petrobras em fevereiro e junho. A greve de junho ocorreu em Fortaleza, contra a venda da Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor) – privatização que foi negociada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Também foram registradas duas greves de trabalhadores da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife. A CBTU é uma estatal federal que opera sistemas de transporte em quatro capitais do Nordeste. Existe uma discussão sobre a privatização do sistema de metrô da capital pernambucana, operado pela CBTU, o que motivou as paralisações.

Confira as greves:

14 de fevereiro - Metrô BH - Região Metropolitana de BH, MG
24 de março - Petrobras - Nacional
8 de maio - Trensurb - Região Metropolitana de Porto Alegre, RS
9 de maio - Servidores municipais de Governador Valadares, MG
27 de junho - Refinaria Lubnor - Fortaleza, CE
13 de julho - CBTU - Recife, PE
13 de julho - Cemig - Minas Gerais
2 de agosto - CBTU - Recife, PE
9 de agosto - Portuários - Nacional
15 de agosto - Companhia de Saneamento Deso - Sergipe
17 de agosto - Professores da rede estadual de Santa Catarina
13 de setembro - Centrais Elétricas Celesc - Santa Catarina
2 de outubro - Carris Porto-Alegrense - Porto Alegre-RS
3 de outubro - Metrô, CPTM e Sabesp - São Paulo



Fonte: Dieese