Crescimento no emprego em Sergipe: setores e perfis em destaque

A maioria dos empregos criados foi destinada a trabalhadores do sexo masculino nos setores de Serviços, Comércio e Indústria

sergipe 070224

Em 2023, o estado de Sergipe experimentou um aumento perceptível na geração de empregos, conforme revelado pelo relatório do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A análise dos dados do Novo Caged (MTE) destaca aspectos significativos, incluindo os setores de maior crescimento, a distribuição por sexo, faixa etária e nível educacional dos trabalhadores.

Setores que Impulsionaram o Crescimento

Os setores de Serviços, Comércio e Indústria foram os principais motores do crescimento de empregos em Sergipe. Serviços liderou, gerando o maior número de empregos, seguido pelo setor do Comércio e Indústria. No entanto, a Agropecuária enfrentou desafios, registrando o fechamento de postos formais, com um saldo negativo de 335 empregos.

Distribuição por Gênero

A maioria dos empregos criados foi destinada a trabalhadores do sexo masculino, representando 65,2% do total, enquanto as mulheres foram responsáveis por 34,8% das contratações. Essa disparidade pode indicar áreas específicas de crescimento que precisam de uma abordagem mais inclusiva para garantir oportunidades equitativas para ambos os sexos.

Faixa Etária e Emprego

Os trabalhadores mais jovens (18 a 24 anos) foram os maiores beneficiários do crescimento do emprego, com um saldo positivo de 10.574 empregos. Em contrapartida, os trabalhadores mais experientes, especialmente aqueles acima de 50 anos, enfrentaram o fechamento de postos formais, com uma diminuição notável nas faixas etárias de 50 a 64 anos (-664) e 65 anos ou mais (-262).

Desempenho Mensal e Variações Sazonais

O mês de setembro destacou-se como o período de melhor desempenho, com a criação de 5.880 empregos. Entretanto, dezembro e janeiro apresentaram saldos negativos, atribuídos a fatores sazonais, enquanto abril e maio também registraram resultados desfavoráveis.

Evolução Geral do Emprego em Sergipe

Sergipe apresentou um crescimento significativo na geração de empregos formais em 2023, com um aumento de 13,8% em relação ao ano anterior. O estado gerou um total de 13.380 empregos celetistas, um incremento considerável em comparação aos 11.760 empregos registrados em 2022.

Nível Educacional e Emprego

O relatório destaca que quase todos os empregos criados foram destinados a trabalhadores com ensino médio completo (12.034). No entanto, observou-se um declínio nas oportunidades para sergipanos analfabetos (-92) e aqueles com nível superior incompleto (-171), sugerindo áreas de atenção para melhorar a inclusão e a equidade educacional no mercado de trabalho.

Em resumo, os dados revelam um cenário positivo para o emprego em Sergipe em 2023, com o desafio de promover maior inclusão em termos de gênero, idade e nível educacional. Essas informações são essenciais para orientar políticas públicas e estratégias empresariais que promovam um desenvolvimento econômico sustentável e equitativo no estado.

“Por fim, esse quadro favorável no mercado de trabalho sergipano é reflexo de um cenário de macroeconômico no país de estabilidade institucional e política, que melhora o ambiente econômico interna e externamente, atraindo novos investimentos produtivos nos estados, o que aquece o mercado interno pelo consumo das famílias e geram as novas oportunidades de emprego”, avalia Flávia Rodrigues, economista e supervisora técnica do Dieese no escritório regional de Sergipe.