Sergipe liderou crescimento no setor de Serviços no mês de dezembro

Os dados foram divulgados pelo IBGE e analisados pelo Observatório de Sergipe

sergipe 150224

De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados na última sexta-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pelo Observatório de Sergipe, Sergipe liderou, entre os estados brasileiros, o crescimento no setor de Serviços no mês de dezembro de 2023.

Em relação ao mesmo período de 2022, o crescimento foi de 12,1%. No acumulado no ano, com base em igual período do ano anterior, o acréscimo foi de 6,3%. Já a receita nominal, em dezembro, variou 12,7% em relação a novembro. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 14,8%. O acumulado no ano apontou aumento de 8,9%.

Segundo o gestor da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), Julio Filgueira, os dados analisados pelo Observatório de Sergipe são importantes. "Eles reforçam o crescimento econômico de Sergipe e permitem que o Estado, órgãos e entidades de diversos setores possam trabalhar e planejar ações a partir destas informações”, destacou o secretário.

Cenário positivo em Sergipe

Para a secretária da Fazenda, Sarah Tarsila, os dados simbolizam um momento positivo vivido pela economia sergipana. “O crescimento do setor de serviços é importante porque, além de gerar novas oportunidades de trabalho, ajuda a incrementar a arrecadação das prefeituras e do Estado, garantindo que eles tenham condições de honrar seus compromissos e viabilizar políticas públicas e sociais”, ressaltou.

O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) também destacou positivamente o resultado da pesquisa divulgada pelo Observatório de Sergipe.“É resultado de todo um trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado, na geração de emprego, de oportunidades e na atração de turistas para Sergipe. São diversas ações integradas que resultam na melhoria dos indicadores de emprego. Recentemente, a Azul Viagens divulgou que o roteiro Sergipe teve um aumento na procura de 60% durante o ano de 2023 e há uma perspectiva muito melhor para o ano de 2024”, informou o secretário Jorge Teles.

No Brasil

O volume de serviços no mês de dezembro cresceu em 18 das 27 unidades da federação frente ao mês anterior. Na série com ajuste sazonal, o volume de serviços no Brasil cresceu 0,3%.

Sergipe (9,8%), Acre (5,7%) e Rio Grande do Norte (5,2%) apresentaram as maiores variações positivas. Por outro lado, Tocantins (-6,4%), Mato Grosso do Sul (-4,1%) e Rio de Janeiro e Mato Grosso (-2,6%, ambos) apresentaram os maiores resultados negativos.

No acumulado do ano, frente a igual período do ano anterior, o avanço no volume de serviços no Brasil (2,3%) se deu em 25 das 27 unidades da federação. Sergipe ficou com a 14ª maior variação.

Fonte: F5News