Servidores federais aceitam proposta do Governo e firmam reajuste de benefícios

brasilia 60 anos esplanada dos ministerios 0420202390 2

As entidades representativas aceitaram a proposta da União e vão firmar reajuste de benefícios para o funcionalismo, sem, contudo, que haja correção ou aumento salarial a ser concedido em 2024. O acordo será assinado na quinta-feira (dia 25), às 16h, durante reunião da Mesa Nacional

Os valores dos servidores do Executivo se igualariam aos do Judiciário e Legislativo, atingindo uma demanda sempre cobrada pelos representantes do funcionalismo da União.

Arrecadação

O impasse nas negociações se estende também a questões orçamentárias. O Ministério da Gestão argumenta que não há espaço fiscal para reajustes salariais adicionais, embora tenha reservado R$ 2,7 bilhões para a correção dos benefícios.

A situação se complica ainda mais com a necessidade de aprovação de recursos adicionais. Uma emenda inserida no projeto que recria o seguro obrigatório para vítimas de acidente de trânsito, conhecido como DPVAT, poderia liberar R$ 15,7 bilhões em gastos do governo federal em 2024, oferecendo um alívio bem-vindo para as pressões sobre o Executivo.

FONTE: Jornal EXTRA
Autor: Gustavo Silva