Fenajud recebe parecer positivo de ministro do para entrada em Fórum de Carreira do CNJ

Documento com pedido para participação no Fórum foi entregue durante “Ato pela Democratização do Judiciário Brasileiro”, em novembro passado

WhatsApp-Image-2024-03-11-at-11.57.04-702x459

Na última semana, a FENAJUD – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados promoveu mais um plantão em Brasília (DF). Desta vez, para representar a categoria, estava o coordenador-geral da entidade, Janivaldo Nunes, que deu sequência ao trabalho realizado junto ao CNJ – Conselho Nacional de Justiça. O dirigente visitou a sede administrativa do Conselho, para verificar acerca do pedido realizado para participação da entidade no Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário, que tem atuação dentro do órgão. Em parecer emitido pelo Ministro Luiz Fernando Bandeira de Melo Filho, conselheiro do CNJ, à presidência, o jurista aponta para concordância com a entrada da Federação no Fórum.

A Fenajud, que tem atuado efetivamente em busca de assento no Fórum, oficiou na última sexta (08) o órgão, para solicitar a nomeação da Entidade pela Presidência do CNJ. O trâmite é necessário para que as formalidades exigidas sejam cumpridas.

“Em consideração ao despacho de 3 de novembro de 2023 subscrito pela Senhora Secretária-Geral do CNJ, manifesto-me quanto ao requerimento da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados. […] Em virtude do exposto, reafirmando a atribuição da Presidência para, no exercício privativo do juízo de oportunidade e conveniência, definir atribuições e designar integrantes para colegiados no âmbito desse Conselho Nacional, manifesto-me pela pertinência e registro minha concordância com o pedido de participação da Fenajud no Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União, na qualidade de membro pleno”, aponta o documento assinado pelo Ministro Luiz Fernando Bandeira de Melo Filho, conselheiro do CNJ.

O retorno positivo é resultado da luta da categoria, onde o documento foi entregue durante atividade denominada “Ato pela Democratização do Judiciário Brasileiro” no dia 26 de novembro de 2023, em frente ao Conselho Nacional de Justiça. Na oportunidade estiveram presentes representantes sindicais oriundos de diversos Estados, tendo como pauta central a democratização do judiciário.

(Fonte: Fenajud)