Desembargadores aprovam criação de faixa especial do auxílio-saúde

O novo direito passa a vigorar a partir de janeiro de 2024 e terá o valor de R$ 300,00, o qual será somado ao valor das atuais quatro faixas existentes

pleno 11out 750x510

Dezenas de aposentadas e aposentados, atendendo ao chamado do Sindijus, acompanharam na manhã desta quarta-feira, 11, a sessão do Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). O motivo para a presença maciça não poderia ser mais justo: os desembargadores aprovaram, por unanimidade, projeto que cria a faixa especial do auxílio-saúde para os aposentados no valor de R$ 300,00, uma medida que tem como objetivo minimizar a redução salarial no momento da aposentadoria.

A medida atende a reivindicação da categoria, que foi de criar uma faixa especial do auxílio saúde para aposentados. O presidente do TJSE, desembargador Ricardo Múcio, justificou a medida – que contou com o apoio de todos os outros desembargadores. “A proposta busca distinguir e estabelecer uma melhor paridade com aquelas pessoas que serviram ao Poder Judiciário sergipano e que, por certo, estão numa situação de vulnerabilidade mais aguda em relação aos beneficiários ativos” explicou no Pleno.

A coordenadora geral do Sindijus, Analice Soares, também deixou seu recado para os servidores, aposentados e da ativa. “Para quem não me conhece, eu já participo de algumas gestões do sindicato há cerca de 15 anos. Pela primeira vez estou na coordenação geral, mas estou fazendo parte dessa grande luta conjunta, formada por homens e mulheres. Quero registrar, aqui, que nem sempre as mulheres estão aparecendo, mas já tivemos gestões que a maioria era composta de mulheres. Infelizmente, dessa vez não foi possível porque uma companheira nossa, devida a carga de responsabilidade advinda das diversas jornadas que temos que atuar, não pode compor a chapa. Mas aqui, inclusive com a maioria de aposentadas, é uma luta na qual as mulheres têm oportunidade de participar em condições iguais, e como é importante, hoje, essa reflexão que foi feita. Como é importante saber que vocês têm essa compreensão de que o sindicato somos todos nós”, concluiu.

Contentamento

Após a sessão, a Diretoria do Sindijus e os aposentados e aposentadas presentes, tiveram a oportunidade de avaliar a medida. O entendimento compartilhado pela maioria é de que a criação, no valor de R$ 300,00, é importante, pois implementa um novo direito, sugerido pela própria categoria em uma Plenária de Base realizada pelo Sindijus no ano de 2021. De lá para cá, o item entrou na pauta da categoria e foi apresentada as gestões do Tribunal. No caso de Múcio, ao ouvir a demanda, ele foi claro: “A faixa especial do auxílio saúde dos aposentados está resolvida. Essa está garantida, como disse da outra vez”, asseverou na reunião realizada com o Sindijus no dia 19 de julho.

O coordenador de Administração de Finanças, o técnico aposentado Marcelo Ferreira, aproveitou o momento para avaliar a conquista. “Sobre a criação da faixa, quando a gente, entre nós, aposentados e aposentadas, colocamos como reivindicação. Na Diretoria, já havíamos feito um estudo e, infelizmente, este é um benefício que não é pago em nenhum Tribunal do país. É bom lembrar que todos os direitos, aqui, foram criados rebaixados. Mas temos que sair daqui muito conscientes de que a luta por esse direito terá que ser para a vida toda. E o nosso objetivo é o 5% da letra, é conseguirmos o valor integral do auxílio alimentação que perdemos e essa é uma luta, como já disse, para a vida toda”, defendeu.

A aposentada Laci Rocha, expressou alegria pela conquista. “Devemos agradecer a Deus primeiramente o que vocês disseram, o sindicato vem nos guiando sobre isso, e é uma vitória valiosa. Nós passamos uma fase, como aposentados, que nem aumento nós tínhamos. Por isso que temos que agradecer essa Diretoria, porque vocês são muito valiosos, pois estão nessa guerra constante. Hoje, eu nem moro mais em Aracaju, vivo em São Paulo para poder cuidar de problemas de saúde, e eu vejo que cada dificuldade que eu tenho lá, em relação ao tratamento de saúde e ao convênio, nessas horas o que eu faço? Recorro ao meu sindicato. Busco Sara, buco Joelma, busco Jones e sempre sou atendida. Então, eu sou muito grata mesmo por vocês fazerem isso. Por isso aproveito a oportunidade para dizer, aos demais colegas, que participem também dessa luta, pois ela é de todos nós”, concluiu.

O fortalecimento do sindicato, como a colega falou em outras palavras, é preponderante para todos nós. Eu ainda estou em atividade, mas sabendo do quê: com essa força que veio aqui hoje, imagina os outros colegas também, que estão em atividade, dando essa retaguarda para o nosso pessoal do sindicato, que está hoje aqui. Imagina o que podemos conquistar. Então, o que quero dizer é que tudo isso depende de nós nos empenharmos, acompanhar tudo o que está acontecendo, hoje as redes sociais facilitam muito, porque hoje você dá um clique ali, aperta um dedinho e dá um like acolá, essa é uma forma de também mostrarmos que estamos com os nossos companheiros do Sindijus, que eles podem contar com a gente”, declarou Valney Marinho dos Santos.