Encontro de aposentados e pensionistas do Sindijus 2023: uma celebração de conquistas e união

aposent23 750x510

No último dia 10 de dezembro, o Hotel Aquarius foi palco da divertida Confraternização dos Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sindijus. O evento é realizado há anos, mas em 2023 registrou a maior participação da categoria até hoje, reunindo mais de 250 pessoas em uma noite marcada por emoção, alegria e reconhecimento das lutas e conquistas.

“A confraternização deste ano não apenas celebrou as conquistas, mas também fortaleceu os laços de união entre os aposentados, evidenciando a importância do Sindijus como um defensor incansável dos direitos e bem-estar daqueles que dedicaram suas vidas ao serviço público”, declarou a coordenadora de Aposentados e Pensionistas Sara do Ó.

O coordenador de Assuntos Jurídicos do Sindijus, Plínio Pugliesi, aproveitou a ocasião para fazer um histórico da trajetória de luta dos aposentados e pensionistas do Tribunal de Justiça de Sergipe TJSE). Destacou a importância da categoria, que dedicou praticamente toda a vida à prestação de serviço à população em busca da garantia de direitos fundamentais.

Plínio anunciou uma vitória significativa conquistada este ano: a criação do Auxílio Especial de Saúde. Essa conquista representou um acréscimo de cerca de R$ 300,00 no orçamento dos trabalhadores aposentados, visando compensar as perdas ocorridas no auxílio alimentação no momento da aposentadoria.

Ao passo que o evento avançava, a atmosfera festiva ganhava contornos de celebração e reconhecimento mútuo. Plínio destacou o comprometimento do Sindijus em priorizar as demandas dos aposentados nos últimos 10 anos, ressaltando a importância de garantir direitos específicos a essa parcela fundamental da categoria. O desembargador Ricardo Múcio, atual presidente do TJ, foi mencionado por Plínio como um aliado nas negociações deste ano. “Ele sinalizou consensos desde o início das reuniões, culminando na criação da faixa especial para o Auxílio Saúde, que representou um avanço significativo para a categoria”, avaliou.

Durante o discurso, Plínio também destacou a valorização da carreira de técnicos e analistas, que após anos de luta viram seu plano de carreira ser ajustado, resultando em um incremento nos vencimentos e vantagens a partir de janeiro de 2024.

A notícia mais aguardada foi o anúncio do reajuste de 6% nos vencimentos base e demais vantagens. O Sindijus não apenas celebra suas conquistas, mas também olha para o futuro com a promessa da inauguração da nova sede em fevereiro de 2024. A expectativa é de uma casa que não apenas represente a luta sindical, mas que seja um espaço acolhedor para os aposentados, aposentadas e pensionistas.

Avaliações

Durante o evento, entrevistados compartilharam suas experiências e emoções. Rosivânia Lima falou sobre o que acho da atividade. “Eu me sinto muito honrada nessa festa que o sindicato tem realizado todos os anos, que eu achei muito organizada. Estou dando os parabéns para toda a equipe – da Diretoria aos servidores do sindicato. Nossa, tudo foi um luxo: da organização ao cardápio muito gostoso. Parabéns!”, afirmou

Para a oficial de Justiça Aposentada Clei Gomes, este foi um momento maravilhoso. “No qual o sindicato proporciona para gente uma experiência de renovação, de animação - até com dançarinos - o que é muito divertido. Esta é a primeira vez que estou participando, mas com certeza já está na agenda do ano que vem, se Deus quiser, pois estaremos todos aqui, com Sara do Ó e com a equipe do Sindijus, representada na pessoa de Joelma, participando de um evento que encerra mais um ano de muita luz”, declarou.

Para o escrivão aposentado Luiz Machado, este foi um momento de reencontrar colegas e se divertir à vontade. “Eu dou parabéns à Diretoria do Sindijus e sua equipe que realizaram mais um encontro anual maravilhoso. Muito obrigado a vocês e até o ano que vem!”, desejou.

O ano de 2023 foi celebrado como um período especial, marcado por diversas conquistas para os aposentados e aposentadas do TJSE. As negociações resultaram não apenas no aumento do Auxílio Especial de Saúde, mas também no avanço na carreira, reajuste salarial e vantagens para a categoria.

Em síntese, a Confraternização dos Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sindijus em 2023 não foi apenas uma festa, mas um marco na história da categoria. As conquistas deste ano refletem não apenas avanços financeiros, mas o reconhecimento merecido a esses profissionais que, mesmo aposentados, continuam a contribuir para a construção de um Judiciário mais justo e igualitário.