Ferd supera previsão de arrecadação para 2023 faltando dois meses para fim do ano

O crescimento de mais de 11% da arrecadação significa R$ 11,3 milhões, recursos que podem ser usados nas atualizações, por exemplo, dos auxílios saúde, alimentação, educação infantil e bolsa-estudo
ferd 750x510

O Fundo Especial de Recursos de Despesas (Ferd) do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) arrecadou, nos dez primeiros meses de 2023, a soma de R$ 110,8 milhões. Esse total representa 11,4% a mais do que o previsto para o ano (R$ 99,5 milhões). São R$ 11,3 milhões a mais que o esperado.

De acordo com estimativas da assessoria do Sindijus, o fundo poderá receber, ao final de 2023, cerca de R$ 133 milhões, mantendo-se a média mensal de entrada de receitas: R$ 11 milhões. Seriam R$ 33 milhões de excesso de arrecadação.

Pautas viáveis

A excelente saúde financeira do Ferd permite ao TJSE negociar direitos relevantes previstos na pauta de reivindicações da categoria. “Isso porque o fundo permite o custeio de outras despesas correntes, como os auxílios – saúde, alimentação, educação infantil e bolsa-estudo”, destacou a coordenadora geral do Sindijus, Analice Soares.

A complementação da faixa especial do auxílio saúde para aposentados, outra conquista recentemente criada, mas em valor abaixo do reivindicado pelos servidores efetivos do Tribunal de Justiça, custaria cerca de R$ 6 milhões por ano. E beneficiaria os servidores aposentados, que precisam de um suporte maior em virtude dos problemas de saúde que costumam manifestar-se com o passar dos anos.

‌A quantia também seria suficiente para recompor, imediatamente, as perdas acumuladas nos auxílios saúde (de 3,54% a 5,54%) e alimentação (6,54%) nos anos de 2020 e 2021.