Revisão anual da Unimed será de 15,9%, a partir de janeiro de 2024

unimed 750x510

Após longa negociação, a revisão anual do contrato de prestação de serviços médico-hospitalares da Unimed com servidores do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), intermediados pelo Sindijus, foi definido: 15,9%, aplicável às mensalidades e à coparticipação. O índice, reflexo da elevada sinistralidade verificada, ficou abaixo da proposta inicial solicitada pela cooperativa de saúde, que era 21,82%, e da média de reajustes do mercado, cerca de 20%.

Durante essa negociação, o sindicato foi auxiliado por Júlio Vítor, representante da Auditech, que assessora o Sindijus. Ao explicar o resultado obtido, Júlio observou que "a média do mercado para contratos semelhantes aos nossos, como os mantidos com a Unimed Sergipe, superou os 20% no ano de 2023".

Júlio salientou a relevância do contrato, cobrindo muitas vidas com procedimentos de alto custo e tecnologia avançada, impactando diretamente nos custos assistenciais. Com 95,81% desses custos destinados a despesas assistenciais, Júlio enfatizou a necessidade de encontrar soluções para garantir que futuros reajustes não inviabilizem o contrato.

Sinistralidade

A sinistralidade atingiu 95,81% e destacou-se como um dos principais desafios durante as negociações. Esse indicador, refletindo a relação entre os custos do plano de saúde e os valores recebidos pela operadora, é crucial para determinar a saúde financeira do plano. O ideal é que a sinistralidade não ultrapasse os 75%.

Comparativamente, essa elevada taxa de sinistralidade significa que, a cada R$ 100,00 pagos pelos servidores conveniados, R$ 95,81 são destinados aos custos assistenciais, além das despesas administrativas, tributárias, entre outras.

Negociação

Por se tratar de um plano coletivo por adesão, a renovação do contrato é sempre negociada entre as partes, neste caso Sindijus e a Unimed. Essa negociação, entre a direção do Sindijus e a Unimed, teve início em meados do segundo semestre, quando o sindicato solicitou da operadora de planos de saúde a apresentação dos dados relativos ao custo assistencial dos contratos.

Com base nesse indicador, a proposta inicial da Unimed foi um reajuste de 21,82%. Após algumas rodadas, a direção do Sindijus alcançou o índice de 15,9% e assumiu os compromissos de suspender a venda de novos planos sem coparticipação – contrato mais oneroso – e de dialogar, em 2024, sobre a elevada e persistente sinistralidade com os servidores conveniados.

De acordo com a entidade, o objetivo de ter uma assessoria especializada para tratar desse tema é obter o melhor percentual possível de reajuste, no intuito de gerar menos impacto na remuneração dos servidores, associado ao compromisso de manter a saúde financeira do plano.