logo mobile

Imprimir

Servidores do TJSE definem novas ações na luta pelas pautas prioritárias da categoria

.

Na Assembleia Geral, ainda foram eleitos os novos representantes da entidade no Comitê de Priorização do 1º Grau do TJSE
assembleia 26jul 750x510
Na tarde dessa terça-feira (25), ocorreu mais uma Assembleia Geral dos servidores do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). No encontro, os trabalhadores avaliaram positivamente o compromisso do presidente do órgão, Ricardo Múcio, em criar a faixa especial do auxílio saúde até janeiro de 2024. Também foi definido intensificar a reivindicação pela melhoria dos interníveis das carreiras e a campanha “TJSE, não apague meu trabalho”, pela extensão da gratificação de representação de gabinete.


Concurso de analista

No início da Assembleia, o coordenador geral do sindicato, Jones Ribeiro, fez os informes sobre o ato realizado, no último dia 17, por entidades e movimentos políticos unidos na frente em defesa do concurso público. O grupo reivindicou um novo concurso que previsse a contratação de analistas judiciários, em especial das áreas de psicologia, serviço social e direito.

Segundo Jones, após a realização da mobilização, o presidente do TJ afirmou que em 60 dias seria realizado um novo estudo para verificar a viabilidade da realização de um novo concurso para as especialidades de analistas judiciários ausentes do edital n° 001/2023 (arquitetura, direito, economia, serviço social e psicologia).


Auxílio saúde

O diretor do Sindijus, em seguida, lembrou aos presentes na Assembleia Geral que falou que o presidente do TJ, desembargador Ricardo Múcio, anunciou que concretizará a reivindicação da categoria - formulada em uma Plenária de Base da entidade - da criação da faixa especial do auxílio saúde para aposentados até janeiro de 2024.

Desde 2021, os trabalhadores do TJSE solicitam a criação de uma faixa adicional do auxílio saúde, a ser paga exclusivamente aos aposentados, a fim de compensar a perda do auxílio alimentação que, atualmente, equivale a R$ 1.275,00.

Sobre o tema, foi decidido que será informado a Ricardo Múcio que os servidores têm consenso com a criação da faixa especial do auxílio saúde para aposentados. Também ficou definido solicitar o apoio dos demais desembargadores para a criação do direito.


Gratificação da CPE

Sobre a gratificação de representação de gabinete, que atualmente é paga exclusivamente a parte dos servidores vinculados à Central de Processamento Eletrônico (CPE), situado no Fórum Gumersindo Bessa, em Aracaju, foi dito que Ricardo Múcio se comprometeu a avaliar a extensão do direito para os demais servidores.

A partir do mês de agosto, esses trabalhadores da CPE receberão até R$ 1.400,00 a mais em seus salários, o que causa uma redução imediata para os demais servidores que atuam na movimentação processual no Tribunal de Justiça.

A respeito dessa reivindicação foi aprovado encaminhamento para solicitar que Ricardo Múcio tenha a mesma sensibilidade que teve na negociação da criação da faixa especial do auxílio saúde para os aposentados, quanto à extensão da gratificação de representação de gabinete para os demais servidores em situação idêntica ou similar aos da CPE.

A categoria ainda decidiu organizar uma nova fase da campanha “TJSE, não apague meu trabalho – Atividade igual, gratificação igual”, para dar maior visibilidade da reivindicação pela extensão da gratificação à população sergipana.


Carreira

Durante a Assembleia, os servidores foram informados que Múcio também se comprometeu a realizar uma nova reunião, em 30 dias, para ser avaliado e apresentado o impacto financeiro e, assim, continuar a negociação da melhoria da carreira dos servidores.

“É importante os companheiros entenderem qual é a reivindicação do sindicato, que é a seguinte: queremos que os agentes judiciários, os técnicos e analistas judiciários passem a ter a carreira do escrivão. Foi isso o que nós dissemos na reunião que nós tivemos em abril e na da semana passada. Só que, a partir de manifestações de Ricardo Múcio, que disse estar no radar dele a melhoria das carreiras dos técnicos e dos analistas, a categoria definiu esse item como prioritário, desde abril”, ressaltou Jones.


Polícia judicial

Foi informado que a direção do Sindijus, na reunião com Ricardo Múcio, defendeu a equiparação salarial entre técnicos e agentes judiciários, através da criação da policial judicial. Ribeiro lembrou que Múcio disse não pretender avançar na criação da reivindicação no mandato dele.


Debates

Abertos os debates, o primeiro a falar foi Gilliard Vitorino, técnico judiciário da comarca de Nossa Senhora do Socorro, teceu elogios à atuação do Sindijus, principalmente após a conquista da criação da faixa especial do auxílio saúde para aposentados, a fim de compensar a perda do auxílio alimentação na hora de se aposentar.

“Eu queria agradecer mais uma vez, eu sou servidor do Tribunal de Justiça há doze anos, e eu digo todos as vezes que eu tenho oportunidade de falar sobre o trabalho do sindicato só tenho elogios. O Sindijus é um sindicato pequeno, de uma categoria pequena, mas que tem uma atuação gigante. A prova está aí: a gente tem ganhos sobre ganhos a partir, sempre, das lutas”, disse.

Em seguida, foi a vez de Jocivaldo Barreto, agente de serviços judiciários lotado no Palácio da Justiça, que também elogiou a atuação da direção do sindicato na condução das lutas da categoria. “Na minha fala, hoje, eu quero agradecer a conquista desse pleito [faixa especial do auxílio saúde]. Acho que o sindicato está no caminho certo. Com relação ao pleito da minha categoria, os agentes, é a criação da polícia judicial, que é um tema novo e que talvez o presidente não esteja familiarizado. Mas é a maneira mais viável de resgatar a categoria, pelo menos a dos motoristas”, arrazoou.

Para o coordenador de Administração e Finanças do Sindijus, Marcelo Ferreira, a conquista da faixa especial para os aposentados significou um alívio na vida daqueles que ao sair da ativa perdem o auxílio alimentação.

Ferreira foi seguido pelo técnico judiciário Alexandre Rollemberg, lotado no Fórum Gumersindo Bessa, que exerce a função de representante de base. Ele também elogiou a atuação da direção do sindicato e destacou a importância da faixa especial do auxílio saúde e da importância do pagamento da gratificação da CPE aos demais servidores.

“O debate que tem que ser ampliado para o pagamento da gratificação, que hoje é paga apenas aos servidores da CPE, para todos os trabalhadores que estão, por assim dizer, carregando o piano no TJSE. Essa bonificação tem que ser ampliada, estendida e a direção do Sindijus está no caminho certo”, afirmou Alexandre.

Por último, o coordenador de Assuntos Jurídicos do Sindijus, Plínio Pugliesi, que também parabenizou a entidade. “O sindicato está de parabéns por também acertar em grande parte dos assuntos que estão sendo tratados. Na medida que o presidente concordou em consensuar e já aprazou data para a criação do auxílio saúde. Com relação à melhoria da carreira, a gente sabe que a última vez que ela foi mexida de forma profunda foi em 2010, quando os técnicos e analistas foram os mais prejudicados, pois tiveram as carreiras achatadas pela metade. Foi na gestão do desembargador Cezário que conseguimos acumular força e avançar para o percentual de 2,7% a evolução a cada dois anos. Mesmo assim, até hoje são as menores carreiras dentro do quadro de pessoal do Tribunal de Justiça”, lamentou. “Por isso existe o pedido de todos serem equiparados a carreira dos escrivães”, explicou.

Plínio também registrou que, para além das boas notícias, há problemas no TJSE, como o pagamento de mais uma indenização de licença-prêmio com base no valor do cargo em comissão, como a implementação excludente do pagamento da gratificação de representação de gabinete e a não realização do concurso de analista judiciário para todas as especialidades.

“Daqui para a semana que vem será paga mais uma parcela injusta que é essa indenização de licença, benefício que apesar de servir de alívio momentâneo para aqueles que o recebem naquele mês, não é sinônimo de valorização; e nem todos terão direito de recebê-la porque foram para a luta nesses últimos anos, para garantir os direitos que a gente vê no contracheque e no ordenamento jurídico. E o mais absurdo é que a licença está sendo calculada em cima do valor pago no cargo em comissão”, lembrou.


Comitê do 1º Grau

O último item da pauta foi a eleição para os membros, indicados pela categoria, para o Comitê de Priorização do 1º grau do TJSE, tendo sido eleitos por unanimidade Jones Manoel Ribeiro da Silva e Gilliard Garcia Vitorino, como titulares, e Milton Rodrigues Cruz Junior e Mila Pugliesi Cardozo, como suplentes.